Saúde

Menstruação: Guia Completo para Adolescentes e Jovens

A menstruação, em resumo, é a liberação de sangue acumulado no útero pela vagina. Até então nenhum problema, afinal este é um sinal de que a menina está chegando ao fim da puberdade.

Menstruação

A menstruação acontece por uma série de mudanças hormonais no corpo. Os hormônios estrogênio e progesterona são liberados pelos ovários e fazem com que o revestimento do útero se acumule.

Esse revestimento, que está pronto para receber o óvulo, quando não é fertilizado, o revestimento se desfaz e sangra.

Apesar de muitos mitos e verdades, o ciclo menstrual é algo comum e não deve gerar maiores preocupações à mulher.

Primeira Menstruação

Em sua grande maioria, meninas iniciam seu ciclo menstrual pela primeira vez por volta dos 12 anos de idade. Mesmo assim, é normal casos de meninas menstruando entre os 10 e 15 anos pela primeira vez. Afinal, não há uma idade limite para uma menina menstruar.

Sintomas da primeira menstruação

Os dias que antecedem a primeira menstruação, mais conhecida como Menarca, a mulher que pode apresentar sintomas da TPM, sigla para Tensão Pré-Menstruação, que são:

  • Oscilações de humor
  • Retenção de líquidos
  • Hipersensibilidade das mamas
  • Cólicas abdominais
  • Cãibras
Menstruação

Ciclo Menstrual

O Ciclo Menstrual de uma menina dura geralmente 28 dias e geralmente pode variar entre 25 e 35 dias.

Esse ciclo menstrual é composto pelo período em que o corpo da menina se prepara a ovulação. Isso ocorre todos os meses e se inicia logo após a puberdade, no início da adolescência, após a primeira menstruação (menarca).

O primeiro dia do ciclo menstrual é marcado pelo dia do primeiro sangramento, onde a duração pode oscilar entre 3 e 7 dias. Depois disso, óvulo passa começa um processo de liberação.

O período em que há possibilidade de engravidar, famoso período fértil, começa quanto este óvulo é liberado, percorrendo as trompas até ao útero. Qualquer relação sexual sem a devida proteção neste período favorecerá a fecundação do óvulo e consequente gravidez.

O ciclo menstrual acontece mensalmente na maioria das mulheres, mas é esperada uma irregularidade nos primeiros anos aós a menarca, justamente por conta da instabilidade hormonal apresentada no corpo da menina.

Quanto tempo dura a Menstruação?

O período de sangramento das menstruações, em situações e condições normais, apresentam duração de 3 a 7 dias e ocorre uma vez por mês.

Menstruação

Durante a Menstruação, quanto sangue é normal sair?

Uma menina geralmente algumas colheres de sopa de sangue durante todo o período menstrual e precisa trocar o absorvente, o tampão ou o coletor entre 3 e 6 vezes ao dia.

Por que menstruação atrasa?

Como já dito anteriormente, nos primeiros anos após a primeira menstruação é comum haver irregularidades nos ciclos menstruais. Após esses primeiros anos, atrasos já não são considerados normais.

Dentre os principais motivos para a menstruação atrasar, estão:

  • Atividade física em excesso ou muito intensa
  • Dietas desreguladas
  • Alterações no hipotálamo, hipófise e sistema reprodutor
  • Uso de medicamentos específicos e anticoncepcionais
  • Chegada da menopausa
  • Pós-parto
  • Uso de anticoncepcional
  • Excesso de ansiedade

Caso você queira acelerar o antecipar sua menstruação, talvez chás para descer menstruação possam fazer sentido para você.

Por que menstruar doi? Cólicas Menstruais.

Nem só de alterações de humor e vontade de comer loucamente vive período mesntrual. Com ele vem sim muita cólica. A MedInsight fez um estudo e concluiu que cerca de 65% das brasileiras sofrem com desconforto e 70% observam uma queda na produtividade durante a período da menstruação.

Por que menstruação fede ou cheira mal?

Primeiro precisamos recapitular aqui que a menstruação é nada mais que o revestimento do útero após o corpo entender que não houve fecundação. Sabendo disso, você precisa identificar se sua menstruação realmente fede ou apenas tem um cheiro característico do sangue.

Porém se você já percebeu que o cheiro da sua menstruação realmente não está normal, procure observar os seguintes pontos:

Volume e odor mais forte que o normal

Se o seu volume de menstruação é maior que o comum, o odor também pode ser um pouco mais marcante, porém atenten-se, pois apesar de mais forte, não deveria cheirar mal ou feder.

Acúmulo de menstruação no absorvente

Quanto mais velho o sangue fica, maior a chance dele apresentar cheiro forte, característico desse tipo de situação. A troca do absorvente em períodos regulares e menores pode amenizar o odor típico.

Restos de absorventes internos presos nas paredes vaginais

Isso pode passar despercebido, portanto muita atenção: restos do algodão dos absorventes internos podem ficar presos nas paredes da vagina causando assim um fedor, resultado do contato e acúmulo de algodão e sangue.

Vaginose bacteriana

Causada pelo excesso de uma bactéria no canal da vagina, a Vaginose Bacteriana tem como sintomas o desconforto ao urinar, coceira e o temido cheiro fétido acompanhado por um corrimento pastoso que pode variar entre as cores branca, amarela e cinza. Procure seu ginecologista para saber mais sobre possíveis causas e tratamento.

Fique atenta se:

Menstruação é algo normal e regular no corpo da mulher, porém é importante ficar atenta aos seguintes sintomas e procurar um médico para o devido acompanhamento:

  • Passou dos 15 anos e ainda não teve sua primeira menstruação
  • Falta de regularidade nos ciclos menstruais
  • Falta de padrão ou excesso do volume de sangue durante a menstruação
  • Presença de Sangramento entre os períodos menstruais
  • TPM atrapalhando excessivamente sua rotina

Write A Comment