Saúde

Será que emendar anticoncepcional faz mal?

Equipe L DE LINDA
Escrito por Equipe L DE LINDA em 22/07/2022
Será que emendar anticoncepcional faz mal?
Junte-se a mais de 13 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você já parou para pensar se emendar anticoncepcional faz mal para a saúde? A pílula anticoncepcional, lançada na década de 1960, foi uma revolução que mudou o mundo ocidental, permitindo às mulheres relações sexuais sem engravidar e, por isso, se tornou símbolo da emancipação feminina.

Hoje, a pílula ainda continua essencial pelo mesmo motivo e muitas mulheres sofrem por se esquecer de tomar o remédio e, assim, diminui ou até perde a sua eficácia. Por isso a grande dúvida: emendar anticoncepcional faz mal ou não? Vamos te contar tudo agora!

Será que emendar anticoncepcional faz mal?

Os tipos de uso da pílula

Atualmente existem pílulas de diversas marcas e é possível adquirir até nas farmácias dos postos de saúde com receita médica. Normalmente, elas simulam o ciclo menstrual, com uma pausa durante o mês, e podem variar a dosagem e quantidade de comprimidos entre 21, 24 e 28 (sem pausa).

Afinal, emendar anticoncepcional faz mal?

Será que emendar anticoncepcional faz mal?

Durante a pausa ocorre um sangramento muito semelhante à menstruação, porém, de acordo com ginecologistas, não é a menstruação propriamente dita, uma vez que esse processo exige a ovulação (dessa maneira, é chamado somente de sangramento por privação hormonal).

Não existe um consenso entre os médicos, mas muitos acreditam, como o vice-presidente da Comissão Nacional Especializada em Anticoncepção da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Rogério Bonassi Machado, que emendar cartelas de anticoncepcional não só previne, como também pode ajudar a reduzir dores e incômodos menstruais.

Contudo, segundo a BBC, existe o lado dos cientistas dizendo que isso não gera problemas de saúdes e o lado daqueles que alertam dos perigos de se usar a pílula, especialmente em por períodos prolongados.

Existe algum efeito colateral?

De acordo com a Dra. Livia Migowski, ginecologista e obstetra da Perinatal, na entrevista dada ao site sodelas.com.br, o único efeito colateral de emendar cartelas de anticoncepcional é a possibilidade de aumentar os escapes (sangramentos fora do período menstrual), porém, Migowski orienta que, se forem frequentes, é necessária uma consulta com o seu médico para que ele possa instruir o melhor a ser feito.

Será que emendar anticoncepcional faz mal?

Isso altera a eficácia do anticoncepcional?

No mercado já é possível encontrar marcas com 28 pílulas, específicas para o regime contínuo, portanto não existe alteração na sua eficácia.

Quando emendar a cartela do anticoncepcional e fazer a pausa?

Será que emendar anticoncepcional faz mal?

É necessária uma orientação médica para que ele analise seu caso em particular, mas em geral, é possível emendar 3 cartelas de anticoncepcional.

Por que fazer a pausa do anticoncepcional?

Para muitas mulheres, a pausa é um momento essencial durante o mês que comprova a não-gravidez e traz um sentimento de segurança e conforto, mas não é um hábito obrigatório.

Emendar cartela de anticoncepcional aumenta o risco de gravidez?

Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa, diz que “emendar uma cartela à outra não altera a eficácia do contraceptivo”, mas deve-se consultar seu médico primeiro para a escolha do anticoncepcional que se adapte ao seu caso.

Como fazer a pausa corretamente?

Normalmente, nas cartelas que fazem pausas, vêm a quantidade exata do mês entre o remédio e a pausa, portanto, se uma cartela possui 21 comprimidos, a pausa será de 7 dias e se a cartela for de 24, a pausa será de 6 dias até a nova cartela.

Independentemente da escolha que você fizer, é imprescindível ir ao seu médico especializado e saber a opinião dele se emendar anticoncepcional faz mal ou não e como usar da melhor maneira de acordo com seu quadro de saúde e histórico de vida.

Será que emendar anticoncepcional faz mal?

Com base nisso, terá a certeza de que, ao menos, você tem mais de uma opção para escolher aquilo que melhor se encaixa na sua vida e rotina. Se ainda tiver dúvidas, saiba qual é o melhor método anticoncepcional para você!

Será que emendar anticoncepcional faz mal?

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.