Para muitas mulheres acertar a maquiagem com o tom de pele é uma missão quase que impossível. É comum perder horas na loja de maquiagem tentando escolher a cor certa da base, por exemplo. Isso acontece porque existem várias cores de pele.
Não estamos falando apenas de raça não, mas sim de uma variação de tonalidades dentro da mesma etnia. Como o Brasil é um país com grande miscigenação, esta diversidade de cores de pele se torna muito normal.
Mas não fique nervosa se você não sabe o seu tom! Continue conosco neste texto que vamos ajudar a identifica-lo e a cuidar bem da sua pele!
Quais são as cores de pele?
As cores de pele variam devido a fatores como a predisposição genética, aí entra a raça e a sua descendência. Ela define o tanto de melanina produzida pelo corpo, mas também existem outros motivos. Um deles, por exemplo, é a sua exposição ao sol.
Mesmo que você seja branca, mas trabalha ou está sempre exposta ao sol, o tom da pele será mais escuro. Ela é chamada de pigmentação facultativa, que tem relação á exposição ao sol. Assim, a pessoa acaba mudando o tom de pele naturalmente.
Quando falamos do tom de pele não levando em conta esta pigmentação facultativa, temos o fototipo da pele. É a tonalidade que herdamos dos pais, com base na quantidade de melanina que produzimos.
Existem seis classificações do fototipo, que vai do mais claro e que se queima com facilidade no sol, até o mais escuro e que não se queima. É por isso que existem pessoas que ficam vermelhas quando expostas ao sol, enquanto outras ficam com tom bronzeado.
Como saber qual é o seu tom de pele?
Dentro do universo de cores de pele, temos a branca, morena e negra, mas existem vários tons em cada um dos tipos. Os tons de pele ainda variam de acordo com a intensidade, sendo claro, médio e escuro. Dentre os mais comuns, existem:
- tom claro;
- médio-claro;
- médio;
- médio-escuro;
- escuro.
Além dos fototipos e dos tons de pele, ainda existem os subtons. Se você ama maquiagem, com certeza, já ouviu de alguma profissional falar de subtom quente, frio ou neutro. Estas categorias também influenciam na base que você irá comprar.
Agora, algumas dicas podem ajudar você a identificar o seu tom de pele e, assim, ter mais facilidade na hora de escolher a sua base. Vamos conferir algumas?
Qual a cor da sua veia?
Olhe para as veias no seu corpo, principalmente no braço. Se elas forem verdes, o seu tom de pele é quente, enquanto a azul indica subtom frio.
Você se queima no sol?
Se você vai tomar sol e volta vermelha, é provável ter o tom de pele mais claro. Agora, em caso de já pegar um bronze em qualquer ida para a piscina, você puxa para o mais escuro.
Cor do cabelo e dos olhos
O fototipo da pessoa também influencia a cor do cabelo e dos olhos. Pessoas com cabelos e olhos escuros tem o tom de pele também da mesma maneira.
Procure um profissional
Uma dermatologista ou esteticista podem te ajudar a encontrar o seu tom de pele com maior precisão. Assim, eles também vão indicar produtos e cuidados específicos para o seu tipo de pele.
Como cuidar da pele?
Mais valioso do que descobrir os tons de pele é ter uma higiene e cuidado com ela. Afinal, ela é o nosso cartão de visita e uma pele bonita é sinal de saúde e bem-estar. Por isso, é essencial seguir uma rotina de beleza, além de limpeza. Siga estas dicas:
- lave o rosto com sabonete suave;
- use protetor solar;
- passe hidratante para o rosto e corpo;
- beba água com frequência;
- dieta rica em nutrientes e fibras;
- não fume e evite ficar perto de quem fuma;
- limite o consumo de álcool;
- use produtos adequados para sua pele;
- tenha boas noite.
Cuide bem da sua pele!
Agora que você conhece sobre as cores de pele, os tons e suas variedades, fica mais fácil descobrir qual é o seu. Isso ajuda a cuidar bem, tendo atenção especial para as características com ela.
Aliás, se você não sabe como cuidar de sua pele quando tiver acne e manchas, confira este texto que produzimos sobre o assunto! Sua pele, sua saúde e o seu visual agradecem!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.