Saúde

Menstruação Desregulada? Saiba o que pode estar causando!

Equipe L DE LINDA
Escrito por Equipe L DE LINDA em 03/01/2021
Menstruação Desregulada? Saiba o que pode estar causando!
Junte-se a mais de 13 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Durante toda a vida fértil, seu corpo pode apresentar períodos de menstruação desregulada, mas isso nem sempre é um sinal de problema. Falaremos aqui sobre as principais causas e daremos dicas de como contornar cada uma dessas causas.

Menstruação Desregulada? Saiba o que pode estar causando!
Menstruação Desregulada

Menstruação Desregulada: o que pode ser?

A Menstruação geralmente acontece a cada 28 dias, mas é comum encontrarmos mulheres com ciclos menstruais entre 21 e 35 dias, além disso, a maioria das mulheres menstruam entre quatro a sete dias seguidos.

Entende-se como Menstruação Desregulada ciclos e períodos menstruais com as seguintes características:

  • Ciclos menstruais que ocorrem com intervalos com mais de 35 dias e com menos de 21 dias de intervalo
  • Duração do Período Menstrual acima de 7 dias
  • Fluxo menstrual muito intenso ou muito leve
  • Dores, Cólicas, Vômitos ou Náuseas durante o Período Menstrual;
  • Fluxo menstrual ou sangramentos fora do Período Menstrual

Menstruação desregulada pode ser gravidez?

Mulheres que estão apresentando ciclos menstruais irregulares tem dúvidas sobre a relação entre essa irregularidade e uma possível gravidez, afinal torna-se muito difícil prever o dia exato da ovulação.

Apesar da ausência de fluxo menstrual ser um dos principais indicadores de um possível baby vindo por aí, esse não é o único.

Então, sim, menstruação desregulada pode significar gravidez, porém atente-se à outros sinais como :

  • Cólicas
  • Aumento da libido
  • Alterações no corrimento vaginal
  • Enjoos
  • Aumento dos seios
  • Vontade frequente de urinar
  • Aumento do sono
  • Entre outros.

Como pode ver, é possível sim confundir a irregularidade da menstruação com um sintoma de gravidez, então é importante atentar-se aos outros sinais. Caso haja possibilidade de realmente ser uma gravidez, faça um teste e procure seu médico o quanto antes.

Anticoncepcional pode desregular a menstruação?

Menstruação Desregulada
Menstruação Desregulada

Se você começou um novo anticoncepcional ou iniciou a primeira cartela há menos de 2 meses, há uma grande chance do seu ciclo menstrual ficar desregulado pelos próximos dias, até que seu organismo se acostume com a nova rotina.

Portanto Anticoncepcional pode desregular sua menstruação sim, não é o comum afinal anticoncepcionais servem justamente para regularem a menstruação, porém algumas mulheres podem apresentar sim pequenos sinais de ciclo menstrual desregulado por conta do anticoncepcional.

Pílula do dia seguinte desregula a menstruação?

Lembre-se de que não é esperado que você menstrue após o uso da pílula do dia seguinte, mas SIM, após a mulher tomar a pílula do dia seguinte, sua menstruação poderá ser afetada em 10 dias antes do depois da data prevista, porém esse atraso não é o mais comum.

Geralmente a variação é menor ou, muitas vezes, imperceptível.

O que causa Menstruação desregulada após os 40 anos?

Em mulheres com idade próxima aos 40 anos, menstruação desregulada apresentando sinais de atraso pode significar anunciação da menopausa.

Há também casos em que esses sinais que indicam a pré-menopausa são observados em mulheres com menos idade, a partir dos 35 anos por exemplo, indicando assim uma menopausa precoce e que precisa ser investigada.

De qualquer forma, não podemos descartar a possibilidade dessa menstruação desregulada ou ausente ser sinal de uma gravidez, sendo assim procure um médico o quanto antes para sua confirmação.

Menstruação desregulada após o parto

Após o Parto é comum mulheres notarem que seu fluxo de menstruação um pouco diferente, inclusive com alterações de cor, quantidade e duração do ciclo menstrual.

Esse tipo de alteração tende a durar por 2 ou 3 meses, depois disso é comum as mulheres notarem que sua menstruação está voltando ao normal. Caso esse não seja o seu caso, procure um médico para investigação da possível causa.

Conclusão sobre Menstruação Desregulada

Como pode ver, existem diversos fatores que podem influenciar seu ciclo menstrual, causando possíveis atrasos ou mudanças de fluxo. Fique atenta à sua rotina e em caso de dúvidas, procure um médico.

Caso não haja menstruação, mas você está sentido cólicas, talvez esse artigo seja interessante: Cólica Fora do Período Menstrual

Caso você tenha certeza que não há possibilidade de ser um indício de gravidez, experimente ler nosso artigo sobre Chás para Fazer Menstruação Descer

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Menstruação Desregulada? Saiba o que pode estar causando!”

Chá para Descer Menstruação: 2 Soluções Definitivas!

[…] Você também pode gostar de Menstruação Marrom: Mitos e Verdades e Menstruação Desregulada: O que pode ser? […]