Saúde

Os 15 sintomas de gravidez que ninguém sabe

Equipe L DE LINDA
Escrito por Equipe L DE LINDA em 14/10/2022
Os 15 sintomas de gravidez que ninguém sabe
Junte-se a mais de 13 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quem não se lembra da cena mais clichê de novela quando um personagem tem náuseas e logo depois percebe que é gravidez? Os 15 sintomas de gravidez que ninguém sabe revela até mais do que aqueles clássicos sinais que todos comentam e é por isso que resolvemos falar sobre o assunto.

Mesmo que ninguém passe pela gestação da mesma maneira, existem características semelhantes que descrevem o maravilhoso fenômeno que é dar a vida a um ser humano.

Então, se você está curiosa para saber quais são esses sintomas que ninguém conta, continue conosco!

Investigação sobre a gravidez

Você já deve ter visto notícias de mulheres que se descobriram grávidas bem na hora do parto, não é mesmo?

Isso ocorre porque cada corpo reage de uma forma a esse fenômeno e, mesmo entre os indícios comuns que a maioria sente, ninguém apresenta a mesma intensidade.

Incrível, não é mesmo? É por essa razão que um médico será capaz de atestar com mais propriedade. Mas podemos matar um pouquinho da sua curiosidade antes, verificando nossa lista a seguir.

Os 15 sintomas de gravidez que ninguém sabe

Antes mesmo da suspeita, os sintomas parecem muito com uma TPM, porque a maior quantidade de progesterona será produzida a partir da primeira semana após a ovulação.

Sem mais delongas, vamos ver quais são as 15 particularidades:

1. Sono ou cansaço em excesso

Os 15 sintomas de gravidez que ninguém sabe

Sim, o sono e o cansaço extremo são consequências da gestação.  Mas não é aquele soninho gostoso após o almoço, é uma vontade incontrolável de hibernar até o bebê nascer.

Brincadeiras à parte, isso ocorre devido às alterações metabólicas do corpo e essa sensação pode inclusive piorar, conforme os meses passam.

2. Vontade de urinar frequentemente

Só não dormimos até o fim da gestação, por conta desse sintoma. A vontade de urinar ocorre no segundo mês em diante, porque a bexiga não é mais capaz de esvaziar completamente, e esse resíduo faz a mulher levantar até de madrugada para ir ao banheiro.

3. Dor nas costas

A dor nas costas também não é regra geral, mas ela pode aparecer logo na segunda semana da gravidez e tende a piorar com o peso da barriga aumentando. Portanto, exercícios para seu fortalecimento e repouso são bem-vindos neste momento.

4. Variação de humor

Quem nunca viu uma grávida chorando por algo banal, que atire a primeira pedra! O desequilíbrio nos níveis de neurotransmissores é a causa  desse sintoma que é um clássico, mas passa despercebido muitas vezes.

5. Pele mais oleosa e espinhas

Os 15 sintomas de gravidez que ninguém sabe

A nossa pele costuma ficar tão oleosa na gestação, que parece vir com um letreiro brilhante na nossa testa com a frase: “bem-vinda à pré-adolescência novamente”.

Isso se deve às alterações hormonais que acontecem neste momento e traz a oleosidade e o surgimento de espinhas, como consequência.

6. Fortalecimento do cabelo e unhas

Por outro lado, o cabelo e a unha parecem estar prontos para uma propaganda de marketing, graças ao aumento do metabolismo e da circulação sanguínea.

7. Prisão de ventre

Quem já tem o intestino preso, esse pode ser um sintoma silencioso.

A produção de progesterona pode retardar o sistema digestivo e gerar uma consequente prisão de ventre, por isso é necessário tomar bastante água e ingerir alimentos que possam ajudar a soltar o intestino.

8. Tontura ou dor de cabeça

A queda da pressão arterial, os possíveis enjoos e a redução de glicose no sangue fazem a tontura e a dor de cabeça atuarem também como parceiros na gravidez. Por isso, é importante fazer os exames e acompanhamentos conforme o médico pedir.

9. Dor e inchaço nas mamas

As glândulas mamárias começam a receber estímulos hormonais com o objetivo de preparar a mulher para a amamentação, por isso, a dor, o aumento das mamas e até o escurecimento da aréola entram em cena.

10. Alterações do paladar e olfato

A aversão alimentar ou olfativa, que a mulher é mais propensa a ter, leva ela a sentir enjoo do que antes gostavam e, às vezes, até a ter desejos de comidas específicas.

11. Gases mais frequentes

Embora o intestino esteja preso, a mulher sente um aumento considerável de gases intestinais nas primeiras semanas de gravidez e este sintoma é capaz de trazer muitas situações desconfortáveis.

12. Alteração no sistema imunológico

Todo o trabalho, incluindo as mudanças hormonais que o corpo feminino sofre durante a gestação, altera o sistema imunológico inteiro, fazendo o organismo ter mais propensão a gripes e resfriados.

13. Aumento da libido

Esse é outro sintoma curioso que acontece durante a gestação e está relacionado diretamente ao estrogênio, assim como a maior irrigação sanguínea na região pélvica.

14. Gengivas inflamadas

A gengivite – inflamação e sangramento das gengivas – é comum na gestação também graças aos hormônios alterados e não tem nada a ver com a higiene bucal, ok? Então, mantenha a escovação e, se piorar, marque um horário com o seu dentista.

15. Sensibilidade à temperatura

Sabe aquelas datas que parecem ter todas as estações do ano compiladas nos três períodos do dia? Na gravidez é possível sentir isso durante todo o período por conta das mudanças hormonais, então leve uma blusa aonde quer que vá.

Chega a hora da cartada final

Sabemos que a ansiedade é enorme, mas os sinais não substituem os testes de gravidez e muito menos a consulta médica, então é preciso ir antes de “bater o martelo”.

O ginecologista geralmente pede o exame laboratorial de sangue que conste a substância chamada Beta HCG – sendo qualitativo ou quantitativo – e, dependendo do laboratório, é possível obter o resultado no mesmo dia.

Preparando-se para a gravidez

Os 15 sintomas de gravidez que ninguém sabe

Se você marcou mentalmente mais de cinco dos sintomas que falamos aqui, a probabilidade de ter um bebê no seu ventre é bem alta. Parabéns!

O enjoo pode até ser um sinal, mas é bem diferente dos sintomas de gravidez que ninguém sabe, não é verdade? Então, é importante conhecer o seu corpo e entender as mudanças que ocorrem, sem deixar de ir ao médico.

Não deixe de compartilhar esse texto com os seus amigos e familiares para que todos conheçam esses sintomas!

TAGS:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *