Saúde

Cólica fora do período menstrual: é normal? Descubra o que pode ser

A cólica é algo que sempre incomoda, né? Mas a cólica fora do período menstrual, além de incomodar, pode gerar também algumas preocupações com a nossa saúde.

Quando a cólica acontece fora do período menstrual pode ser um alerta de que algo não está funcionando como deveria ou até mesmo um sinal de gravidez.

Mas calma, antes de comprar qualquer teste de farmácia, conheça quais são as outras possibilidades para a cólica fora do período menstrual.

Quais são os tipos de cólica?

Cólica fora do período menstrual

Você sabia que existem 2 tipos de cólica diferentes? Pois é! Vamos explicar em detalhes cada uma delas.

Mas antes de saber um pouco mais sobres os tipos de cólica, preparamos um conteúdo incrível com 5 receitas caseiras para aliviar a cólica, confira aqui!

Cólica menstrual primária

A cólica menstrual primária é a mais conhecida entre as mulheres. Geralmente ela está ligada ao início do período menstrual e pode ter de 12 a 72 horas de duração.

Uma das características desse tipo de cólica é sentir dor, principalmente, na parte inferior do abdômen, na região da pelve, nas costas e até nas coxas.

Cólica menstrual secundária

Já a cólica menstrual secundária não tem relação com a menstruação e uma das características é o período de duração que costuma ser mais de 3 dias.

São diversas as causas para a cólica menstrual secundária, entre elas a endometriose, cistos, e até o DIU.

O que pode ser cólica fora do período menstrual?

Quer saber mais sobre as possíveis causas para a cólica fora do período menstrual? Continue acompanhando.

Doença inflamatória pélvica

Essa é uma inflamação na região pélvica causada por bactéricas que são transmitidas, na maioria dos casos, através de relações sexuais desprotegidas.

Além da forte dor na região pélvica, outro sintoma comum é febre, fadiga, vômito e dor ao urinar.

Endometriose

A endometriose acontece quando o endométrio, um tecido que envolve o interior do útero, passa a estar presente em outros órgãos da pelve da mulher, como na bexiga, nos ovários e até nas trompas.

Um dos sintomas é a cólica, dentro ou fora do período menstrual, dor nas relações sexuais, inchaço abdominal e dificuldade na evacuação.

Mioma

O mioma é um tumor benigno formado por um tecido muscular e fibroso que se desenvolve no útero. Existem 4 tipos de miomas:

  • Subserosos
  • Intramurais
  • Submucosos
  • Pendulados

Os sintomas de um mioma são dor no baixo ventre, na lombar e nas pernas, dependendo do tamanho do mioma.

Ovulação

A ovulação acontece durante o ciclo menstrual e pode durar até 3 dias. Esse processo pode causar desconforto abdominal porque pode ter um pequeno sangramento no ovário que causa uma irritação na membrana que recobre o abdômen.

Cólica fora do Período Menstrual pode ser Gravidez?

Cólica fora do período menstrual

Outro motivo para as cólicas fora do período menstrual pode ser de uma possível gravidez.

As cólicas são um dos sintomas, especialmente nas primeiras semanas de gestação, portanto sim, cólica fora do período menstrual pode ser de uma gravidez.

Ah, e vale lembrar que nesse casos, a cólica costuma ser de intensidade mais leve. Mas não deixe de procurar um médico de sua confiança para que você tenha ajuda profissional, combinado?

Quando devo procurar ajuda?

As cólicas durante o período menstrual são bastante comuns, mas se esses incômodos continuarem por mais tempo, se estendendo até fora do período menstrual, então é hora de procurar um médico!

Faça sempre um acompanhamento com um profissional de sua confiança e lembre-se que quanto mais rápido descobrir o motivo da cólica fora do período menstrual, mais rápido também será o tratamento.

Você também pode se interessar por Menstruação Atrasada: 8 Motivos Principais

Write A Comment