Saúde

Menstruação Atrasada: 8 Motivos Principais

Equipe Pausadela
Escrito por Equipe Pausadela em 27/12/2020
Menstruação Atrasada: 8 Motivos Principais
Junte-se a mais de 13 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Existem inúmeros motivos para menstruação atrasada. Stress, mudança na rotina, alteração no peso, exercício físico intenso, anticoncepcional, perimenopausa, problemas de saúde ou até mesmo gravidez. Todos esses fatores podem causar uma menstruação atrasada.

Sim, menstruação atrasada pode significar gravidez, MAS se você chegou até aqui é porque está em busca de outras causas para esse atraso.

Antes de tudo, precisamos ficar na mesma página:

Informações Básicas sobre o Ciclo Menstrual

  • O 1º de sangramento menstrual é o primeiro dia do ciclo e a duração desse ciclo varia entre 24 e 35 dias.
  • A duração média de um ciclo menstrual é de 28 dias.
  • A duração normal do período menstrual, onde há sangramento, é de 3 a 7 dias a contar do seu início.
  • A ovulação começa, geralmente, por volta do 14º dia do ciclo menstrual.
  • A falta ou atraso da menstruação pode ser causada ou influenciada por diversos fatores além da gravidez.

Agora falaremos sobre os principais motivos para atrasos pontuais no seu ciclo menstrual, afinal fizemos uma pesquisa profunda em diversos canais de comunicação em busca de concentrar em um único conteúdo as causas mais comuns para menstruação atrasada.

Menstruação Atrasada por carga de Stress

Quase toda mulher já teve ou terá um atraso no ciclo menstrual,

Stress do dia a dia, do trabalho ou até mesmo pela dúvida de uma possível gravidez não planejada são fatores emocionais fortes e que podem sim alterar as datas do seu ciclo.

Essa alteração ocorre porque o estresse provoca alterações no cérebro da mulher, justamente na região do cérebro responsável pelo controle dos hormônios reguladores dos ciclos menstruais.

Revise sua rotina, seus hábitos e seus níveis de ansiedade, tudo isso pode estar afetando diretamente sua menstruação.

Menstruação Atrasada
Menstruação Atrasada

Menstruação Atrasada por Mudanças na Rotina

Por falar em rotina, alterações bruscas na sua jornada de trabalho, viagens, horário de dormir ou acordar, enfim, tudo isso influencia seu corpo e com certeza podem alterar de forma leve seu ciclo menstrual.

Mas não se preocupe, logo logo seu corpo se adaptará à nova rotina e tudo voltará ao normal.

Menstruação Atrasada: 8 Motivos Principais

Menstruação Atrasada por Aumento ou Perda de Peso

Quem é que resiste à uma Dieta que promete eliminar aqueles tão temidos quilinhos à mais, heim? Pois é, alterações de peso, para cima e para baixo, podem afetar diretamente seus níveis de estrogênio, o que está ligado diretamente ao seu ciclo menstrual.

Portanto, se você teve uma alteração de peso recente, procure conversar com seu médico para ter certeza de que seu corpo continua perfeitamente.

Menstruação Atrasada por Exercícios Físicos Intensos

Quanto mais intensa a atividade física, maior será a alteração hormonal no seu organismo e consequentemente maior a chance de alterações do seu ciclo menstrual, pois essas alterações podem bloquear sua ovulação, resultando em uma ausência de menstruação.

Menstruação Atrasada

Anticoncepcionais

Quando há troca do anticoncepcional ou uma parada após longos anos de uso, é comum que seu corpo leve um tempo para se regular novamente à nova carga hormonal e assim haja um atraso leve em seus ciclos menstruais.

Fique atenta às mudanças dos seus métodos contraceptivos para avaliar se esse é o caso do atraso na sua menstruação.

Perimenopausa

Perimenopausa é a fase da vida da mulher que antecede a menopausa e que acontece por volta dos 50 anos com a consequente diminuição na produção de estrogênio.

Se você se encaixa nesse perfil, procure a opinião de um especialista para obter o máximo de orientações sobre essa nova fase da sua vida.

Problemas de Saúde

Síndrome do Ovário Policístico, distúrbios da Tireóide, alterações hormonais e outros fatores de saúde também são conhecidos por serem responsáveis por alterações no ciclo menstrual. A visita à um médico nestes casos é recomendada e indispensável.

Gravidez

Por fim, mas nem por isso menos importante, há sim o risco do atraso na sua menstruação estar sendo causado por uma gravidez. Caso haja qualquer possibilidade de você estar grávida, faça o teste e visite seu médico.

Menstruação Atrasada
Gravidez

Conclusão sobre Menstruação Atrasada

Como você pode ver, existem diversas fatores responsáveis por possíveis atrasos na sua menstruação. Na dúvida, procure sempre um médico e preserve sua saúde.

Menstruação Atrasada: 8 Motivos Principais

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *