Saúde

Menopausa: sintomas iniciais

Equipe L DE LINDA
Escrito por Equipe L DE LINDA em 08/11/2022
Menopausa: sintomas iniciais
Junte-se a mais de 13 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A menopausa é um processo natural e todas as mulheres têm o seu momento. Faz parte da dinâmica do corpo e da vida da mulher. Mas, ainda existem muitos desconhecimentos e tabus sobre o assunto. Desde um desconhecimento do que é, de fato, a menopausa até como lidar com os sintomas iniciais causados.

Por isso, preparamos um conteúdo que aborda as dúvidas mais comuns. E também ajudamos você a conhecer os sintomas iniciais da menopausa. Estar informada e atenta, é sempre útil para você se programar e praticar o autocuidado.

Pronta para ficar por dentro de tudo? Então, continue conosco até o final!

O que é a menopausa?

A menopausa é o término definitivo do período menstrual. Portanto, encerra a vida fértil da mulher. Dentro de um contexto médico, a menopausa é confirmada após 12 meses sem ocorrência de menstruação. Ocorre, geralmente, entre os 48 e 55 anos de idade.

O que é menopausa precoce?

Contudo, há casos de menopausa precoce, ou seja, mulheres que, antes do estimado, perdem a vida fértil. Nesse caso, quando uma mulher em uma idade de fertilidade, não é mais fértil, o quadro é identificado como menopausa precoce.

Quais são as causas da menopausa?

A causa é, principalmente, a idade. Todos os óvulos que a mulher produz em toda a vida têm sua origem nas células germinativas dos ovários (folículos). Já estão presentes no nascimento. Mas, ao correr da vida e o avanço da idade, a mulher perde progressivamente as células germinativas, em cada ciclo menstrual.

Quando encerram os folículos, a mulher não produz mais óvulos. Então, se apresenta o climatério, o período em que surgem sintomas que indicam o início da menopausa.

Quais são as causas da menopausa precoce?

A menopausa precoce pode surgir por conta de cirurgia ginecológica, quimioterapia, radioterapias e falência ovariana precoce. Sendo assim, chamada de menopausa precoce, ou seja, uma antecipação do término da vida fértil da mulher.

Quais os sintomas iniciais da menopausa?

Menstruação irregular

Um dos primeiros sintomas iniciais da menopausa é a menstruação irregular. Pode vir com mais ou menos frequência, de maneira antecipada ou atrasada. Podendo também variar a quantidade, a duração em mais ou menos tempo que o habitual.

O sintoma pode durar meses ou anos. Contudo, embora seja uma transição entre a vida reprodutiva para a vida não reprodutiva, a mulher ainda sim, pode engravidar mesmo com os sintomas. Afinal, a vida fértil ainda não chegou ao fim.

Menstruação com coágulos

Outro sintoma que pode indicar a chegada da menopausa é a menstruação em coágulos. É natural que nesse período se coagule a menstruação. Apenas é indicada uma consulta ao ginecologista em casos muito intensos e fora da curva.

Ondas de calor e fogachos

Ondas e sensações súbitas de calor na face e em outras partes do corpo; fadiga muscular; palpitações cardíacas, que podem durar de 1 a 5 minutos. Tudo isso, pode indicar os sintomas iniciais da menopausa. Mas vale lembrar que nem todas as mulheres apresentam esse sintoma.

Ganho de peso

Ocorrem alterações da produção e distribuição da gordura no corpo. O tecido fibro glandular mamário sai de cena para a entrada do tecido gorduroso que se deposita mais no abdômen.

Sintomas psíquicos

A redução dos níveis de estrógeno e progesterona configura uma série de mudanças na harmonia do sistema nervoso. Em consequência disso, amplia a irritabilidade, altera o humor, causa choro descontrolado, depressão, episódios de ansiedade, perda de memória e insônia.

Causa e sintomas de menopausa precoce podem ser quimioterapia; tabagismo; doenças autoimunes; endometriose; lúpus eritematoso sistêmico; insuficiência renal, distúrbios metabólicos, entre outros.

Diminuição da libido

É recorrente que surja o sintoma de uma queda da libido. Pois as alterações hormonais causam esse subproduto.

Incontinência urinária

Um sintoma frequente é a perda de controle seguro das idas ao banheiro. As mudanças hormonais afetam a musculatura da região pélvica

Quais os sintomas da menopausa precoce?

A menopausa precoce compartilha os sintomas da menopausa não precoce. Entretanto, é necessário um acompanhamento profissional. Pois é provável que apareçam diversas complicações, como:

  • ansiedade e depressão;
  • síndrome do olho seco e doença da superfície ocular;
  • doença cardíaca;
  • infertilidade;
  • hipotireoidismo;
  • osteoporose.

Quanto tempo duram os sintomas?

Após a mulher entrar na menopausa, os sintomas podem permanecer. Em média de quatro a cinco anos, após a última menstruação, ainda é comum, apesar de serem com menores frequências e intensidade. Caso os sintomas sejam contínuos, é indicado consultar um médico para descartar outras hipóteses.

Como lidar com os sintomas iniciais da menopausa?

A terapia de reposição hormonal é indicada, pois alivia os sintomas e proporciona maior qualidade de vida, além de prevenir contra a osteoporose. Mas em alguns casos há contraindicações, por isso é necessária uma avaliação rigorosa.

No entanto, felizmente, mudanças de estilo de vida apresentam grande eficácia, como cuidar de uma alimentação adequada, praticar exercícios físicos, evitar o álcool e o tabagismo, ter horas reguladas de sono e descansar.

Como lidar com os sintomas da menopausa precoce?

Não existe um tratamento eficiente capaz de restaurar a fertilidade. Mas, calma! Os tratamentos auxiliam nos sintomas. Podendo assim gerar mais equilíbrio e controle.

São eles: terapia de reprodução hormonal; estrogênio vaginal; exercícios e dieta adequada; em alguns casos antidepressivos; e caso a mulher queira engravidar, fertilização in vitro.

O que preciso saber?

Então, como visto, falamos sobre a menopausa comum e a menopausa precoce. Embora haja ainda desconhecimento, procuramos trazer um conteúdo qualitativo e seguro para você. Listamos as causas de ambas, alguns dos sintomas iniciais da menopausa e a sua duração, tratamentos e dicas. Por fim, demos dicas de como lidar com essa fase que chega a toda mulher.

Não é tão complicado de compreender. Agora, você já sabe como se situar em seu momento de vida. Estando ou não estando nesta fase, você já possui informação.

Se você gostou do texto, aproveite para compartilhar nas suas redes sociais. Assim, você ajuda mais pessoas a ficarem informadas sobre a menopausa!

TAGS:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *