Cuidados com a pele

Tipos de pele: Já sabe a sua? Olha essas dicas!

Equipe Pausadela
Escrito por Equipe Pausadela em 12/05/2021
Tipos de pele: Já sabe a sua? Olha essas dicas!
Junte-se a mais de 13 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você conhece os diferentes tipos de pele? Sabe qual é o seu?

É de extrema importância partimos do princípio de entender o seu tipo de pele para, assim, comprar produtos que se adequem a você, tanto para sua rotina de cuidados com a pele quanto para suas maquiagens.

Então para ficar por dentro de todos os tipos de pele e os melhores produtos indicados para cada uma continue lendo esse post que a gente te conta tudo o que você precisa saber!

Quais são os tipos de pele?

Cada pele possui características próprias e precisam de um cuidado específico. Portanto, entendendo melhor sobre cada uma é possível identificar a sua e começar a cuidar da forma adequada, usando os produtos corretos e evitando problemas de pele.

Primeiramente, para identificar qual o seu tipo de pele, é necessário reparar em como ela se comporta em determinadas ocasiões, sendo elas:

  1. Como ela se comporta mesmo após lavar o rosto;
  2. Se é muito oleosa na zona T (teste e nariz);
  3. Aparência da pele ao acordar;
  4. Aparência após a prática de exercícios físicos;
  5. Como ela se comporta após um tempo de aplicação da maquiagem.

E para te ajudar nessa etapa, separamos um teste para você fazer e conseguir identificar o seu tipo – Só clicar aqui.

Mas vale ressaltar que isso não dispensa a necessidade de uma consulta com um especialista na área, como o dermatologista.

Dessa forma, separamos para você os principais tipos de pele e suas características. Além dos diferentes fatores que podem influenciar: fatores internos e fatores externos.

Pele seca

Tipos de pele

A pele seca é incapaz de reter água no volume necessário, isso ocorre, pois, a pele possui deficiência de dois fatores.

Sendo o primeiro: o fator que a ajuda a realizar uma hidratação natural, que são os aminoácidos, ureia, ácido e lático. E o segundo: A falta de sebo, ou seja, lipídios.

Portanto, a pele se torna incapaz de reter água o suficiente para formar escudos de umidade e proteção contra fatores externos.

Para identificar se sua pele é seca basta focar em suas características e analisar se encaixam-se com a sua realidade.

A pele seca possui um aspecto mais opaco, seus poros são poucos visíveis, possui pouca luminosidade, um alto realce das linhas e fissuras e possui uma maior sensibilidade, apresentando vermelhidão com maior facilidade, podendo ser identificada após a prática de exercícios físicos e até mesmo com as mudanças de temperaturas.

Com base em todas essas características a pele seca precisa de atenção e cuidado, sendo essencial mantê-la sempre hidratada para não piorar seu ressecamento, especialmente por se caracterizar como mais propensa para um envelhecimento precoce. 

Mas, engana-se quem pensa que a pele seca só ocorre por conta de fatores genéticos, ela pode ser causada tanto por fatores genéticos, quanto por fatores externos e internos.

Fatores interno

Como muitas pessoas sabem, a pele seca sofre influência de fatores internos podendo ser eles: genética, fatores hormonais, menopausa e problemas de tireoide.

Portanto, para saber se você sofre influência de algum desses fatores é recomendável que procure um profissional especializado no assunto como um dermatologista para te passar os exames necessários.

Fatores externos

Mas além dos fatores internos nossa pele também sofre influência de fatores externos, podendo ser: c ondições ambientais (tempo frio e seco) e o fator mais importante que muitas pessoas não têm conhecimento sobre: Os banhos demorados com água quente.

Isso mesmo, quem diria que algo tão presente no nosso dia a dia afetaria nossa pele.

Portanto, evite a água quente na região do rosto! Ela quente afeta a camada protetora da pele podendo fazê-la ficar desidrata.

Pele oleosa

Tipos de pele
Tipos de pele

Diferente das peles secas que possuem deficiência na produção de sebo, a pele oleosa possui um excesso, tornando-a com alta porcentagem de oleosidade.  

A pele oleosa é de fácil percepção por conta de seus poros mais dilatados (mais comum na zona T), devido a oleosidade que fica acumulada no interior dos poros, tornando, assim, mais visível e com um brilho perceptível.

Outra característica a se destacar nessa pele é a sensação pegajosa, uma pessoa que possui esse tipo de pele sente a constante necessidade de lavar seu rosto pois o sente sujo.  

Esse tipo de pele precisa de um extremo cuidado e atenção, pois sem eles a pele possui tendência ao surgimento de acnes transformando-a em uma pele acneica, podendo ser retencional, que é caracterizada pela formação de cravos, e a inflamatória, que é caraterizada pela formação de espinhas.

Fatores interno

Os fatores internos que podem aumentar as altas chances desse tipo de pele são: Genética, mudanças hormonais, medicamentos e estresse.

Portanto, para saber se sofre influência de algum desses fatores é recomendável que procure um profissional especializado no assunto para receitar os exames necessários.

Fatores externos

Mas além dos fatores internos esse tipo de pele também sofre com os fatores externos: Excesso de sol e tempo frio, já que nossa pele aumenta a produção de sebo para se proteger desses fatores externos.

Mas vale ressaltar que o consumo de alimentos ricos em gorduras também pode influenciar a pele oleosa.

Pele mista

Tipos de pele
Tipos de pele

A pele mista é o tipo mais comum entre a população, carrega em si as características da pele oleosa e da pele seca, mas é importante destacar que são em pontos específicos diferentes.

Os pontos oleosos nesse tipo de pele são na zona T (nariz e testa), possuem as mesmas características de uma pele oleosa: um aspecto brilhoso, podendo ter surgimento de cravos e espinhas somente nessas áreas.

Já os pontos secos se encontram nas áreas das bochechas e extremidades, com as mesmas características de uma pele seca.

E podem sofrer influência dos mesmos fatores que as peles secas e oleosas, por isso, exige um cuidado dobrado.

Tipos de pele: Todos os cuidados

É mais que necessário a atenção aos produtos que serão aplicados em sua pele já que são diversos os problemas que os diferentes tipos de pele podem acarretar, como: acnes e envelhecimentos.

Um produto para pele seca certamente não será o adequado para uma pessoa com a pele oleosa e vice-versa.

Até aqui te explicar mais sobre os tipos de pele e você já entendeu bem, certo? Mas você já sabe como cuidar de cada pele? Os produtos que podem usar? Pois é… A gente te conta!

Cuidados com a pele seca

Para evitar que a pela seca piore seu ressecamento e cause uma aparência não desejada é de extrema importância a hidratação.

Como ela já se caracteriza pela pouca retenção de água isso precisa ser recompensado por meio de outros produtos.

Com isso, evite os produtos que contém ácido salicílico, produtos que contém álcool, tudo isso contribuiu para o ressecamento de sua pele.

Ah, e vale lembrar que beber pouca água também faz muita diferença para uma pele seca. Isso mesmo, a hidratação interna também influencia na nossa pele.

Os produtos mais indicados para a pele seca são aqueles que removem as impurezas do dia a dia e que não a agridem, por conta de sua alta sensibilidade.

Outra coisa!

Não se esqueça de evitar temperaturas quente da água, não irá adiantar ter uma excelente hidratação se utilizar água quente na região do rosto.

E, vale ressaltar, que o ressecamento da pele não se concentra apenas no rosto, acontece também nos cotovelos, pês e mãos passando a ficarem ressecados também.

Tipos de pele
Tipos de pele

Portanto, para te ajudar a manter sua pele bem hidratada e cuidada, selecionamos para você os melhores produtos para esse tipo de pele, que tal dar uma conferida?

Cuidados com a pele oleosa

Diferente dos produtos a serem evitadas na pele seca, ao escolher seus produtos para pele oleosa priorize os que possuem ácido salicílico, pois ele é responsável pela eliminação do excesso de oleosidade.

A falta de hidratação também influencia em uma pele mais oleosa, já que se não produz uma hidratação adequada (produto correto) sua pele produz mais oleosidade para suprir essa falta ou retirada dela (como uso de ácidos). Quem diria que uma pele oleosa precisa de hidratação, né?!

Dessa forma, evite produtos que possuem óleos em sua composição, isso pode aumentar a oleosidade da sua pele e, assim, contribuir para o surgimento de cravos e espinhas. A ingestão de água também influencia nesse equilíbrio, então vamos abusar dela.

Tipos de pele

Dessa forma, invista em produtos:

Cuidados com a pele mista

Na pele mista os cuidados devem ser balanceados e dobrados, já que essa pele tem características de pele seca e oleosa.

Com isso, evite produtos que possuam grandes concentrações de óleos e hidratação intensa e beba muita água.

Mas se sentir a necessidade de aplicar hidratante nas áreas extremas por conta do ressecamento aplique ou utilize um hidratante em gel, mas sempre se lembre de evitar o contato com a zona T, já que é caracterizada por seu excesso em oleosidade. 

Por isso, priorize produtos que são adequados para todo tipo de pele, sendo eles:

Todo cuidado é pouco!

Bom, agora você viu que não é qualquer produto que serve para sua pele, né? Então bora começar a se cuidar melhor? É muito importante você investir em uma Skincare.

Mas temos só mais algumas dicas para você… Afinal, todo cuidado é pouco.

Apesar das diferenças de produtos para esses tipos de pele tem algo que elas necessitam em comum: filtro solar anti-UVA e UVB, para evitar o envelhecimento e o surgimento de problemas de pele. Não sabe qual comprar? Temos um perfeito para você! – Vem conferir.

Agora, se você quer proteção mas também quer cobrir aquelas manchinhas indesejadas do rosto, uma opção é usar um BB Cream. Além de ter filtro solar, ele também vai deixar a pele mais homogênea. E pode confiar! Tem para todo tom de pele.

E, vale ressaltar, que é essencial a gente te dizer que não é apenas na pele seca que é preciso evitar o contato com a água quente, mas sim em todas, então tome cuidado!

Se sentir a necessidade de mais produtos para cuidar da sua pele e de você a gente também te conta! – Só clicar aqui.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *