Beleza

O que é skincare? Tudo o que você precisa saber

Mariane Borges
Escrito por Mariane Borges em 02/07/2020
O que é skincare? Tudo o que você precisa saber
Junte-se a mais de 13 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Se você não sabe o que é skincare, esse post é pra você. Essa palavrinha parece difícil no começo, mas a tradução é bem fácil e significa cuidados com a pele. Afinal de contas, quem é que nunca quis ter uma pele saudável, hidratada e luminosa? 

Mas se você ainda não sabe o que isso significa, pode ficar tranquila porque vou te contar tudinho aqui! 

O que é skincare

O que é skincare? Tudo o que você precisa saber

Essa palavrinha parece difícil no começo, mas a tradução é bem fácil e significa cuidados com a pele. Afinal de contas, quem é que nunca quis ter uma pele saudável, hidratada e luminosa? 

Claro que esse resultado não acontece da noite pro dia e é por isso que o skincare é um cuidado diário. E é sobre esse assunto que vamos falar aqui! <3

Ah, vale lembrar que é muito importante ter o acompanhamento de um dermatologista de confiança para te aconselhar sobre a sua pele, já que cada tipo exige um cuidado diferente.

Antes de entendermos mais sobre o skincare, você precisa primeiro conhecer o seu tipo de pele, e a ajuda de um bom profissional é fundamental nessa etapa! Depois disso, ele irá recomendar o que você pode ou não fazer e mais, quais produtinhos farão a diferença na saúde da sua pele.

Tipos de pele 

o que é skincare
o que é skincare

Agora que você já sabe o que é skincare, vamos falar sobre os tipos de pele?

Cada pessoa tem um tipo de pele diferente. Alguns fatores influenciam (e muito!) na nossa pele, como a alimentação, ambiente externo, e até a nossa genética, mas o fato é que cada pele apresenta características diferentes. Vamos conhecer mais sobre elas juntas?

Pele normal

A pele normal é aquela pele equilibrada que todo mundo sonha em ter, sabe?  Ela é caracterizada pela textura macia, sem brilho excessivo e pelos poros pequenos, que acontece devido a uma hidratação equilibrada. Geralmente, um dos fatores que mais influenciam para ter esse tipo de pele é a genética. 

Pele seca

A pele seca apresenta menos brilho do que o normal, tende a ter mais escamações e a apresentar sinais de envelhecimento precoce, com rugas ao redor dos olhos e da boca. 

Esse tipo de pele tem algumas características bem marcantes como o fato de ser mais fina e opaca, ter poros invisíveis, rugas finas e ser mais sensível.

Pele oleosa

A pele oleosa é muito marcada pelo brilho e pela aparência mais úmida, que acontece pela quantidade de secreções sebáceas e sudoríparas. Ah, nesse tipo de pele é comum os poros estarem visíveis por estarem sempre dilatados. 

Esse tipo de pele também facilita o aparecimento de cravos e suporta melhor a ação de agentes externos, como o sol, o vento e o frio, por exemplo. Além disso, peles oleosas têm mais facilidade em resistir à ação do tempo. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os diferentes tipos de pele, é hora de falarmos sobre a rotina de skincare. Preparada? Então vamos lá!

Rotina de skincare

O skincare é um cuidado que precisa ser feito com regularidade, e você sabia que o skincare perfeito, geralmente, é feito em uma ordem? Cada etapa desempenha uma função diferente, mas todas são muito importantes e trazem muitos benefícios pra saúde da sua pele. 

Limpeza

A limpeza da pele é o primeiro passo para a sua rotina de skincare, afinal de contas, sua pele precisa estar limpa para poder receber outros produtinhos. E tem mais! Você sabia que a limpeza correta do rosto, além de remover toda poluição acumulada durante o dia e o excesso de oleosidade, ainda ajuda na regeneração celular? Demais, né?!

Uma boa limpeza facial pode ser feita com um gel de limpeza, um leite de limpeza ou ainda com água micelar. Mas ei, antes de usar qualquer produtinho, é importante ter a orientação de um dermatologista de sua confiança, combinado? 

O que é skincare? Tudo o que você precisa saber

Ainda no final desse passo é importante usar um tônico facial, que vai ajudar a remover toda impurezinha que tenha ficado pra trás, diminuir os poros e ainda vai dar um up na sua pele. Vale lembrar também que a limpeza pode ser feita duas vezes ao dia, sendo uma de manhã e outra à noite.

Esfoliação

O que é skincare? Tudo o que você precisa saber

A esfoliação é o segundo passo do skincare e é ela que é responsável por auxiliar na remoção das células mortas da nossa pele, desobstruindo os poros e promovendo a renovação celular. É muita coisa boa num único passo!

Sabe aquela sensação de ter uma pele de bebê, super macia e fininha? É essa sensação que uma boa esfoliação causa no nosso rosto. O recomendado é que a esfoliação seja feita, em média, 1 ou 2 vezes por semana porque pode agredir a pele.

Mas, já existem no mercado produtinhos esfoliantes que possuem microesferas, e isso significa que eles podem ser usados diariamente sem machucar o rosto.

Duas vezes na semana ou todos os dias.. o importante é esfoliar a pele com regularidade para remover todas aquelas células que já estão mortas e ajudar seu rostinho a promover a renovação celular. 🙂

Sérum

O terceiro passo é o uso de um sérum, que é um produto não gorduroso, de textura bem levinha e de fácil absorção. Basta algumas poucas gotinhas para uma ação poderosa na pele. 

Já existem diversos tipos de séruns no mercado, sendo eles para hidratação, clareamento da pele, antienvelhecimento e tantos outros. Esse produtinho é indicado para qualquer tipo de pele! Incrível, né? Basta que antes da compra, você confira todos os ativos presentes na fórmula escolhida para se adequar às necessidades da sua pele. 

Creme para a região dos olhos

O que é skincare? Tudo o que você precisa saber

Muita gente acha que apenas o hidratante facial é suficiente para manter uma pele radiante e saudável, mas não é só isso! Você já teve a experiência de testar várias marcas de corretivo, mas todas craquelarem na sua pele?

Se a resposta for sim, talvez seja porque está faltando hidratação na área dos olhos. Isso acontece devido a sensibilidade dessa região que, inclusive, requer uma atenção especial.

E para isso existe os hidratantes próprios para a região dos olhos que além de equilibrarem os níveis de água dessa área, reduzem as olheiras e previnem as linhas de expressão.

Ah, e é bom lembrar: sempre dê preferência aos produtos oftalmologicamente testados para evitar qualquer tipo de irritação na pele.

Hidratante facial

Um produtinho meeega importante no skincare é o hidratante facial. Um creme específico para rosto deveria ser um must have de toda necessaire e usado com muita frequência. 

O hidrantante facial não só mantém a pele saudável, mas também hidratada e livre do envelhecimento precoce. E sabe o que é melhor? Existem cremes para todos os tipos de pele, desde as mais oleosas até aquelas mais sequinhas e opacas. Então já sabe, né? Não tem desculpa para não usar um bom hidratante facial! 

Proteção solar

O último passo, mas não o menos importante, é a aplicação do protetor solar. Claro que esse passo deve ser seguido quando a rotina de skincare for feita de manhã ou durante o dia, e o fator de proteção vai variar de acordo com a orientação do seu dermatologista. 

Acompanhou até aqui? Maravilha! Cada etapa é muito importante para manter uma pele saudável e hidratada, mas se você não conseguiu cumprir alguma delas em algum dia, fique tranquila!

Ah, e é sempre bom ter atenção com a quantidade de produtos usados para não sobrecarregar a pele. Por isso, é sempre importante a orientação de um profissional de sua confiança. 

Gostou desse assunto e quer saber mais sobre beleza e skincare? É só clicar aqui

Foi incrível passar esse tempinho com você.

O que é skincare? Tudo o que você precisa saber

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “O que é skincare? Tudo o que você precisa saber”

3 Passos para você criar uma rotina de skincare

[…] Quer saber mais sobre beleza e skincare? É só clicar aqui!  […]