Você sabia que, por mais que a maquiagem masculina pareça uma tendência dos tempos atuais, a história mostra que não é dessa forma?
É possível encontrar, na história, registros dos homens das cavernas que usavam pinturas no rosto para assustar o inimigo, se camuflar ou fazer um ritual primitivo para adoração aos deuses.
Embora seja uma boa estratégia para ressaltar as qualidades no rosto, vemos que a história da maquiagem nos homens ainda sofre preconceitos como a tatuagem, por exemplo, que ainda quebra muitos tabus.
Como entendemos que o universo da beleza é um lugar democrático e que é muito importante para ressaltar a diversidade, trouxemos algumas dicas de make masculina que pode ser usada em todos os homens e em qualquer ocasião. Engana-se quem pensa que maquiagem é só para mulher! O que conforta é saber que, mesmo que timidamente, os homens estão conquistando esse espaço. Vamos começar pela história?
História da maquiagem masculina
Depois dos primitivos, a história teve: os egípcios, vikings, teatro japonês chamado Kabuki, o reinado da rainha Elizabeth I e os indígenas brasileiros que até hoje pintam seus rostos.
Mas foram mudando de propósito ao longo do tempo. A make que antes era usada como proteção e combate, hoje é mais comumente feita como parte de um estilo ou ornamento.
Hoje em dia, seja a influência de celebridades K-pop ou a nossa própria realidade que está cada dia mais vaidosa, os homens estão pensando mais em suas aparências e meios para valorizá-la.
Instagram, Tik Tok e trends como a hashtag #boymakeup estão colaborando para trazer à tona os homens que se maquiam e não veem como “coisa de mulher”, para que todos vejam, se inspirem e sigam.
Como escolher a maquiagem
Bom, você deve estar se perguntando: eu preciso de todos aqueles pincéis e outros acessórios que as mulheres compram?
Calma! Não se precipite.
Os produtos masculinos principais são só cinco itens, mas não vale pegar da namorada ou amiga, tá? Porque eles têm um tipo de pele e necessidades físicas diferentes que produtos femininos não satisfazem.
Ricardo Perek diz que a maquiagem masculina possui uma finalidade mais corretiva do que a feminina, que pode ser artística. Para drag queen, por exemplo, já é um outro tipo diferente de maquiagem.
Os cinco queridinhos são:
Base, primer ou BB cream
Homens mais práticos podem usar somente o BB cream que, além de substituir a base, ainda uniformiza a pele e tem um resultado mais leve e duradouro. Se quiser um efeito bem natural, precisa escolher o seu tom de pele ou uma abaixo, no máximo.
Já para aqueles que não dispensam uma make completa, a base tem cobertura mais alta para cobrir manchas e espinhas e o primer complementa a base capaz de reduzir linhas finas e poros dilatados.
Corretivo
O seu próprio nome já diz, mas o corretivo é mais efetivo em lugares pontuais que não conseguimos disfarçar somente com uma camada como olheiras ou espinhas maiores.
Ricardo Perek também traz um corretivo de sobrancelha também que possui dois lados com uma escovinha e pincel que preenche e dá volume e pode ser usado na barba também.
Pó compacto
O pó tira o brilho que os anteriores geralmente deixam e ainda fixa a maquiagem.
Com o tom da sua pele, pode aplicar usando pincel ou esponjinha e sempre dosando para não aplicar demais.
Hidratante labial
Se o intuito for um estilo natural, somente o hidratante labial sem brilho já ajuda a não deixar a região ressecada e traz o aspecto macio e suave.
É muito legal ter um tempinho para esfoliar os lábios de vez em quando, como parte do cronograma de cuidados com a pele.
Lápis de olho
SIMM! O lápis de olho pode ser um item extra na lista, mas não dá pra deixar de aparecer. Seja na cor marrom ou preta (na maior parte das vezes), o lápis deixa o visual mais marcado e ainda traz um destaque maior aos olhos.
Como organizar kit de maquiagem
Como você pôde perceber, os itens no kit de maquiagem são poucos, mas que fazem toda a diferença no final.
Além dos itens citados, não se esqueça de colocar também um creme hidratante de rosto, removedor de maquiagem e acessórios-chave que farão a diferença como uma pinça e um pincel versátil com mais de uma função.
Alguns truques para sua maquiagem
Antes de sair comprando todos os itens desenfreadamente, você precisa saber de algumas informações.
Conhecer qual é o seu tipo de pele, por exemplo, é fundamental para escolher uma base e saber se usará durante o dia ou à noite para investir em itens que possuam proteção UV.
Existem três tipos de pele: seca, oleosa ou mista. Cada um possui produtos específicos com substâncias próprias, por isso, veja essas dicas sobre eles. Principalmente a oleosa, deve ter uma rotina de cuidados para não causar espinhas e cravos.
Se você tem barba, dedique um tempo para corrigir sua forma antes de passar qualquer produto e não se esqueça de pentear e modelar conforme a ocasião.
Ah, e outro truque é investir na forma como se aplica os itens, cuidado na pressão e na quantidade destinada a um lugar só, pois pode acabar com todo o processo e borrar tudo.
Como você pôde ver, para um rosto bem maquiado, não precisamos de uma caixa gigantesca de maquiagem igual a um maquiador profissional, basta um tempinho e dedicação não só à pintura como aos cuidados com a pele.
Aqui na L de Linda nós temos um catálogo completo de produtos para a maquiagem masculina, então clica aqui e se inspire no universo da beleza!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.