Cuidados com a pele

Por que esfoliar os lábios? Como fazer?

Equipe L DE LINDA
Escrito por Equipe L DE LINDA em 16/05/2022
Por que esfoliar os lábios? Como fazer?
Junte-se a mais de 13 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Não é apenas no inverno que os lábios ficam ressecados e precisando de uma atenção especial. Para evitar uma boca rachada, sensível, cheia de “pelinhas” e até machucados mais profundos, esfoliar os lábios também deve fazer parte da rotina de autocuidado.

Seja com produtos específicos ou com receitas caseiras, a esfoliação labial ajuda a manter a saúde dos lábios em dia, além de proporcionar uma aparência mais bem cuidada e bonita.

Se você está fazendo de tudo para cuidar dos seus lábios e mesmo assim não consegue ter o resultado desejado, pode ser que a esfoliação esteja faltando – e incluir essa prática no seu dia a dia é muito mais fácil do que você imagina!

Entenda a importância de esfoliar os lábios

Por que esfoliar os lábios? Como fazer?

Esfoliar a pele é uma prática muito comum que proporciona uma série de benefícios ao corpo, desde um aspecto mais “novo” da pele até aquela sensação gostosa de bem-estar.

Isso não acontece à toa e com a esfoliação labial o processo também é bastante parecido. A esfoliação é uma técnica que retira as células mortas e estimula a produção de novas, renovando a pele.

Sabe aquela sensação de estar com a pele aparentemente mais nova e lisinha? Então, não é apenas uma sensação aparente: esse é o resultado real da esfoliação!

Por que os lábios ficam ressecados?

Por que esfoliar os lábios? Como fazer?

A mucosa dos lábios é muito sensível e pode sofrer alterações com qualquer tipo de mudança na temperatura. É no calor extremo, durante o inverno ou em períodos de baixa umidade que os lábios precisam de ainda mais hidratação. Além disso, o uso de alguns medicamentos também pode contribuir para uma boca mais seca e descamada.

Para não piorar ainda mais a situação, evite tentar tirar as pelinhas com a boca ou a unha, e não fique passando a língua nos lábios, pois o pH da saliva é ácido e pode irritar ainda mais a pele.

Para devolver a textura e a aparência natural dos lábios, é fundamental manter uma boa hidratação, bebendo bastante água durante o dia e tendo uma dieta saudável, além de esfoliar a boca com frequência (no máximo uma vez por semana) para evitar o ressecamento e contribuir para lábios bem cuidados e hidratados.

Vantagens de esfoliar os lábios

  • renova as células do local onde o procedimento foi realizado;
  • estimula o crescimento de novas células saudáveis;
  • contribui para uma pele mais hidratada, evitando o ressecamento;
  • deixa a pele mais suave, macia e lisinha;
  • estimula a circulação sanguínea, uniformizando a tonalidade da pele;
  • ajuda na eliminação de toxinas e impurezas.

Como esfoliar os lábios

Por que esfoliar os lábios? Como fazer?

Já deu para perceber que a esfoliação labial é importante para manter a hidratação dessa região e estimular a formação de células novas e saudáveis, não é mesmo? Mas esfoliar os lábios também pode fazer maravilhas na hora da maquiagem: uma boca bem hidratada fixa melhor o batom, especialmente os de estilo matte.

Se você é daquelas que gosta de mais praticidade no seu dia a dia, existem opções de esfoliantes em formato de batom: você só precisa passar um pouco nos lábios, lavar e pronto, a esfoliação está feita!

Mas se você gosta de ter sempre na manga umas receitinhas de beleza fáceis de fazer em casa, dá uma olhada nessa dica de como fazer esfoliante natural em casa:

Receita de esfoliante natural caseiro

Por que esfoliar os lábios? Como fazer?

Você vai precisar de apenas dois ingredientes da sua cozinha: açúcar e mel. Coloque uma colher de sobremesa de açúcar e outra de mel em um recipiente. Misture bem e se precisar é só acrescentar mais um pouquinho de mel.

Pegue um pouco da mistura com os dedos e espalhe pelos lábios. Faça movimentos circulares e massageie com delicadeza para não machucar. Depois é só lavar e pronto, seu lábio está esfoliado e renovado!

Ah, e após a esfoliação não esqueça de hidratar bem os lábios com um hidratante labial específico ou um creme neutro para pele.

Falando nisso, a hidratação da sua pele está em dia? Clique aqui e confira nossas dicas para ter uma pele sempre bem hidratada e saudável.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.