Dentro do nosso cotidiano, há uma série de práticas, que quando bem feitas, podem servir para aumentar nosso cuidado e bem-estar. Afinal, nossos hábitos nos formam. E quando se trata de cuidados com o cabelo, não é diferente. Há uma dica esquecida, mas valiosa: tomar banho na água fria.
Para fazer justiça a esse autocuidado econômico e prático, e auxiliar você em sua autoestima e beleza, separamos este conteúdo.
Então, iremos abordar desde por que você deve praticar esse tipo de banho até como complementar os benefícios da prática. Uma visão geral que, certamente, será útil e empoderadora.
Pronta? Vamos lá!
Por que tomar banho na água fria?
Você, certamente, não tem disposição todos os dias. Mas, sendo tão vantajoso e sem maiores custos, você deve considerar essa dica. Pense bem: ter um cuidado que você realiza em sua casa e com tamanha praticidade, é sempre valioso.
Quando se fala não apenas de estética, mas também de saúde capilar, é o modo mais indicado de banho. Os dermatologistas avaliam tão bem a prática. Isso significa que possui benefícios comprovados por especialistas.
Desde diminuir a oleosidade dos cabelos até proteger a base capilar, quando possível, o indicado é o banho frio. O banho frio faz tão bem que conserva a haste capilar, evita agressões externas, mantém saudável e de bom aspecto o cabelo.
Quais são os problemas da água quente no cabelo?
É claro, que em um dia de frio, um banho quente é irresistível. Já que possui um poder relaxante tanto em um sentido físico como mental. Uma prática que, geralmente, gostamos de realizar.
Mas, por outro lado, quando se trata dos cabelos, há problemas significativos com a água quente. Pois o hábito de lavar com água quente intensifica e estimula a oleosidade e prejudica as camadas mais externas do revestimento dos fios. E ainda prejudica a saúde da haste capilar.
O resultado é o ressecamento dos fios e a oleosidade do couro cabeludo. Tudo que evitamos não é mesmo?
Caso você for tingir o cabelo, por exemplo, acaba interferindo na perda de coloração. E a péssima notícia para as cacheadas, é que dificulta a formação dos cachos.
Enfim, pode ser pagar um preço alto.
Quais são os 5 principais benefícios de usar a água fria?
1. Saúde capilar
Tomar banho na água fria coopera para a saúde capilar. Afinal, ajuda a selar as cutículas, de modo que causa uma proteção contra as agressões. Sejam elas do ambiente ou de usos como secador ou chapinha.
E ainda de quebra diminui a probabilidade de problemas dermatológicos. O que é fundamental, visto a quantidade e variedade de sofrimentos que podem ser causados por problemas nessa área.
2. Aumento do brilho
A água fria tende a aumentar não só a saúde, mas também o brilho. Geram, assim, cabelos mais sedosos. Pois, ao fechar os poros, temos esse tão esperado efeito. O resultado é o aumento de sua confiança e autoestima.
3. Cabelos menos oleosos
O folículo piloso, de onde sai nosso cabelo, tende a juntar sebo. A água fria barra a hiperprodução desse efeito nada desejável. Ou seja, mantém limpo e com menos oleosidade.
4. Melhoras no tratamento capilar
Se você utiliza química ou tonalizante, esse benefício precisa ser levado em conta. O menor desgaste e queimadura dos fios, em geral, preserva a química e o tonalizante. Assim, você evita perder o tratamento, que tanto custa e melhora ainda mais seus atributos naturais.
O fechamento das cutículas é o responsável por essa mágica. Os nutrientes são retidos e conservam os fios da maneira que você tanto espera. Ou seja, maior ação da química e dos tonalizantes.
5. Melhor definição dos cachos
O último benefício é para as cacheadas: dissemos que a água quente prejudica os cachos. A água fria, pelo contrário, ajuda a manter. E ainda longe de frizz e perto do assentamento. Afinal, um cacho é um cacho, não é mesmo? E essa dica que ajuda a manter e cuidar, você não pode perder.
Quais as melhores dicas para complementar esses benefícios?
Você já sabe: uma tática precisa acompanhar a outra. Quando se trata de cuidado, para bons efeitos, nada pode ser tido isoladamente. Por isso, você precisa alinhar o banho na água fria com complementos. Assim, fica mais fácil manter os benefícios, e ainda aumentá-los.
Então, lembre-se: o ideal é juntar todos os métodos. Pois, nunca é demais investir em você. E para isso, listamos três dicas de complementos:
1. Evite equipamento de calor
Você já percebeu que a água quente é prejudicial. Mas, não apenas a água quente. Portanto, evite o uso da chapinha e do secador, pinças de ondulação. Para isso, você pode escolher configurações mais frias desses equipamentos.
Não se pode ganhar de um lado e perder de outro!
2. Cuidado com os raios UV
O sol pode causar desbotamento, quebra da haste e afins. Por isso, a fonte natural de calor, precisa ser evitada. Há produtos que minimizam os impactos e podem auxiliar você.
Então, a dica é se atentar a esse ponto
3. Atenção ao secar o cabelo
Procure não torcer ou esfregar. Assim, você não prejudica os fios. O melhor é de maneira suave. De preferência, entre as dobras da toalha. Nesta dica você tira o excesso de água, mas respeita os fios e o seu autocuidado. Porque, em todas as etapas, é necessário fazer da maneira mais proveitosa.
Nessas dicas, você potencializa os benefícios.
Viu só como o banho na água fria faz bem?
Enfim, hoje vimos o porquê do banho na água fria. Passamos pelos problemas do banho quente, que com certeza, quase virou um vilão. Vimos os benefícios do banho frio e dicas para complementar os cuidados.
Um método acessível e que você pode usar em sua casa. As vantagens são muitas e imperdíveis. Basta investir mais em você. Então, agora você ficou mais por dentro e já pode aumentar sua confiança e autoestima. Mas, também, sua saúde e personalidade, já que seu cabelo é uma expressão sua.
Para continuar, em seu cuidado, selecionamos essas dicas com cabelo, que você não pode perder. Confira!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.