Dicas

Proteção solar para cabelos: confira um guia completo

Equipe L DE LINDA
Escrito por Equipe L DE LINDA em 21/03/2022
Proteção solar para cabelos: confira um guia completo
Junte-se a mais de 13 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Da mesma forma que protegemos nossa pele do sol com o uso de filtro solar, nosso cabelo também precisa de uma proteção extra contra os raios UV. A proteção solar para cabelos é a escolha certa para quem quer fios bem nutridos, hidratados e protegidos durante o verão!

Para quem não abre mão de tomar Sol, ficar na piscina ou ir para a praia durante o verão, o filtro solar específico para cabelos deve fazer parte da sua necessaire.

É que o cloro e o sal do mar, ao entrar em contato com o cabelo e com os raios UV, podem queimar os fios, deixando um aspecto quebradiço e ressecado nas madeixas.

Para evitar que isso aconteça é fundamental passar um pouco de protetor nos cabelos. Mas não estamos falando de qualquer protetor!

Existem diversos produtos no mercado e antes de adquirir o seu é preciso levar em consideração o formato dos seus fios e as características do seu cabelo – muito seco, oleoso, muito fino, etc.

O que é a proteção solar para cabelos

Proteção solar para cabelos: confira um guia completo

A proteção solar para cabelos é um cuidado extra para os fios que estão expostos à luz do Sol. Esse tema é mais comum no verão por conta das altas temperaturas, mas em países tropicais como o Brasil, onde faz calor praticamente o ano inteiro em algumas regiões, os cuidados com o cabelo devem ser constantes.

Por isso, seja verão, inverno ou qualquer outra estação, se tiver Sol você já sabe: aposte no filtro solar e proteja seus fios!

Vantagens da proteção solar para o cabelo

Proteção solar para cabelos: confira um guia completo

1. Previne o ressecamento capilar

Como você viu, o sal do mar e os produtos químicos presentes na piscina, quando entram em contato com o Sol, acabam queimando o cabelo, deixando os fios mais fracos e ressecados.

Quem não usa protetor solar nos cabelos percebe que eles caem com mais facilidade e as pontas ficam muito secas, deixando uma aparência de palha nos fios.

A proteção solar capilar tem a função de proteger o cabelo por mais tempo durante a exposição com os raios UV (mesmo entrando na água), evitando o ressecamento.

2. Evita desbotamento de cor

Além de desgastar a fibra capilar, o Sol, as altas temperaturas, areia, cloro e água salgada podem acelerar o processo de oxidação da cor dos cabelos, acelerando seu desbotamento.

E isso não acontece apenas em cabelos coloridos: os fios naturais também podem sofrer uma leve mudança de tonalidade. Usar protetor solar nos fios garante uma cor uniforme por mais tempo e também deixa os fios saudáveis.

Proteção solar para cabelos: confira um guia completo

3. Protege os cabelos por mais tempo

Muitas pessoas acham que a proteção solar capilar é útil apenas quando o cabelo está exposto ao Sol, mas é algo muito mais importante do que isso.

É verdade que o foco desse produto é a proteção contra os raios UV, mas usá-lo com frequência pode ajudar na rotina de cuidados com os cabelos de modo geral.

O protetor solar nutre e deixa os fios mais fortes, evitando a quebra e o surgimento das pontas duplas. Além disso, com o cabelo mais forte os fios não ficam tão embaraçados e isso ajuda muito na hora de lavar e pentear os cabelos.

Como utilizar filtro solar para os cabelos

Proteção solar para cabelos: confira um guia completo

Antes de mais nada você precisa escolher o produto ideal para seus fios. Aqui na L de Linda nós temos vários produtos de higiene, beleza e autocuidado, incluindo o protetor solar para cabelo. Clique aqui e confira. Agora vamos ao passo a passo!

Primeiro passo

Passe uma camada de produto nas mãos e espalhe pelos fios de modo uniforme antes de entrar na piscina, no mar ou tomar Sol.

A aderência do produto será maior com os cabelos molhados, mas não tem problema em utilizar neles secos (especialmente se for spray).

Como o protetor solar não é hidratante nem condicionador você pode passar em toda a extensão dos fios, inclusive próximo da raiz já que a intenção é proteger o cabelo como um todo.

Segundo passo

Depois de um banho de piscina, mar ou após ficar muito tempo no Sol, o ideal é tomar uma ducha para retirar as impurezas do cabelo. Passe novamente uma camada de protetor solar nos fios para garantir a proteção completa.

E para quem prefere um efeito beach wave, aquele enrolado característico da praia, o spray é a melhor opção por ser leve e dar um brilho natural aos fios.

Terceiro passo

Para finalizar os cuidados é interessante apostar no shampoo e máscara de nutrição com proteção UV. Além do cuidado durante a exposição solar, esses produtos também garantem um maior cuidado após ficar no Sol.

Assim, seu cabelo estará completamente protegido em qualquer estação! Se a proteção solar para cabelos é importante, os cuidados com a pele devem ser ainda maiores.

Gostou de saber mais sobre o protetor solar para cabelos? Aproveite para conhecer os produtos no nosso site, para cuidar ainda mais do seu queridinho!

TAGS:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *