Dicas

Cuidados com o cabelo: confira dicas para o dia a dia

Equipe L DE LINDA
Escrito por Equipe L DE LINDA em 04/04/2022
Cuidados com o cabelo: confira dicas para o dia a dia
Junte-se a mais de 13 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Já parou para pensar que o cabelo precisa tanto de atenção quanto a pele? Os cuidados com o cabelo devem fazer parte da rotina de todo mundo que quer ter fios saudáveis, bem hidratados e bonitos.

Neste texto, separamos 8 dicas simples para você colocar em prática hoje mesmo e ver a diferença na aparência dos seus cabelos. Veja!

Por que ter uma rotina diária de cuidados com o cabelo?

Cuidados com o cabelo: confira dicas para o dia a dia

É verdade que a correria do dia a dia acaba atrapalhando boa parte da nossa rotina de autocuidado. Não sobra tempo para cuidar da pele, pintar as unhas, beber a quantidade ideal de água, e quem dirá cuidar dos cabelos!

Mas apesar da correria, dar um pouco mais de atenção aos fios pode ser fundamental para evitar problemas futuros, como a queda capilar, por exemplo.

E não se preocupe: não é necessário investir muito dinheiro em produtos e procedimentos estéticos para manter a saúde dos fios em dia.

A seguir, preparamos para você dicas completas sobre como dar mais atenção e cuidado para os cabelos. Confira!

8 dicas para ter cabelos mais saudáveis

1. Escolha os produtos certos para seu cabelo

Utilizar produtos que não são indicados para seu tipo de cabelo podem prejudicar a saúde dos fios. Você não precisa dos shampoos e cremes mais caros do mercado, basta usar aqueles que realmente são ideais para as necessidades do seu cabelo.

Quer encontrar os produtos capilares certos para você? Clique aqui e confira nosso catálogo de shampoos, condicionadores, cremes hidratantes e muito mais!

Cuidados com o cabelo: confira dicas para o dia a dia

2. Evite tomar banho quente

O banho quente e outras ferramentas de calor, como secador, chapinha e baby liss, literalmente queimam os fios, alterando a fibra capilar e deixando o cabelo muito mais ressecado.

O ideal é tomar banhos mornos (no máximo) e evitar qualquer procedimento quente para não comprometer a saúde dos cabelos.

Mas quando isso não for possível, como no inverno, por exemplo, em que as temperaturas são mais baixas ou quando você quer ou precisa fazer um penteado diferente que envolva alguma ferramenta de calor, tudo bem!

Essa dica vale para quem tem esses hábitos com uma frequência maior do que o indicado.

3. Corte o cabelo com frequência

Não é bobagem ir sempre ao cabeleireiro cortar as pontinhas secas e duplas para que elas cresçam mais bonitas e saudáveis. O corte certo realmente faz o cabelo crescer mais rápido e com mais qualidade.

4. Proteja os fios do Sol

Já falamos aqui no blog sobre a importância de cuidar dos cabelos durante a exposição solar. Usar filtros específicos para o cabelo protegem os fios por mais tempo e também ajudam na rotina de cuidados com o cabelo.

5. Tenha um cronograma capilar

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com o cabelo que envolve três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. O processo intercala esses três procedimentos e geralmente é feito durante um mês.

Isso não significa que você precisa fazer o cronograma constantemente, mas saiba que esse método tem o potencial de restaurar a aparência natural do cabelo, deixando os fios mais hidratados, fortes e resistentes.

Cuidados com o cabelo: confira dicas para o dia a dia

Dicas que não são de beleza, mas que também valem

Você já investiu em vários produtos, tem uma rotina de cuidados com o cabelo, mas ainda não conseguiu o resultado esperado?

Pode ser que a solução não tenha nada a ver com os cabelos e seja bem mais simples do que você imagina. Dá uma olhada:

6. Beba água regularmente

A ingestão de água deixa o corpo, a pele e os cabelos bem hidratados, saudáveis e bonitos visualmente, influenciando o crescimento regular dos fios, além de evitar o ressecamento e a queda capilar.

Lembre-se: o ideal é ingerir de dois a três litros de água por dia.

Cuidados com o cabelo: confira dicas para o dia a dia

7. Tenha uma dieta saudável

A alimentação também pode influenciar bastante na saúde do cabelo. É interessante incluir na dieta bastante vegetais, frutas e verduras, grãos integrais, e carnes magras como o peixe, por exemplo.

Em muitos casos, com uma boa dieta aliada à hidratação correta você nem vai precisar investir em produtos voltados para o cabelo pois os fios já vão ficar bem cuidados, brilhosos e naturalmente bonitos.

8. Hábitos saudáveis fazem toda diferença

Um fator que compromete muito a saúde do cabelo é o stress.

Já percebeu que quando você está ansiosa, nervosa ou irritada por algum motivo o cabelo passa a cair mais? Por isso, além de ter hábitos alimentares mais equilibrados, outro ponto para prestar atenção é o lado emocional.

Ter uma boa noite de sono também pode ajudar a relaxar o corpo e a mente. E desenvolver hábitos saudáveis de modo geral, como uma rotina de autocuidado, é fundamental para a saúde emocional, física e também capilar.

Agora que você já sabe da importância de ter uma rotina de cuidados com o cabelo, que tal conhecer um pouco sobre a importância do skincare? Confira o artigo que escrevemos sobre o tema.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.