Manter uma rotina de cuidados com a pele oleosa é o primeiro passo para evitar aquele aspecto gorduroso e brilhante do rosto, característicos desse tipo de pele.
Mas não é só a estética que pode incomodar: a pele oleosa geralmente é mais sensível por conta da acne, doença dermatológica que causa espinhas e cravos.
De modo geral, a pele oleosa é causada pelo excesso na produção de sebo. Nossa pele produz essa substância naturalmente, mas quando essa produção é exagerada o resultado é uma oleosidade excessiva em algumas partes do corpo, especialmente no rosto.
Alguns casos são mais graves e precisam de atenção médica, mas em situações mais brandas é possível prevenir e até mesmo melhorar o aspecto da pele oleosa em casa com alguns cuidados básicos. Confira!
5 cuidados com a pele oleosa para incluir na sua rotina
1. Lave o rosto diariamente
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a rotina de skincare não envolve necessariamente vários produtos caros e uma parte considerável do seu dia para cuidar da pele. Lavar bem o rosto todos os dias, de preferência ao acordar e antes de dormir, já pode diminuir bastante o aspecto da pele oleosa.
Após a limpeza, é interessante passar um hidratante específico para esse tipo de pele, de preferência com efeito matte para dar um aspecto mais seco ao rosto. Para garantir a proteção completa da pele, recomendamos hidratantes com protetor solar, assim você já resolve dois problemas de uma vez só!
2. Esfoliação
A esfoliação é responsável por eliminar as células mortas da pele, além de desentupir poros e remover cravos e outras impurezas, estimulando a produção de novas células com colágeno, responsável pela elasticidade e resistência da pele.
Existem diversas maneiras de fazer esfoliação em casa, mas o ideal é procurar um especialista para cuidar da sua pele oleosa da melhor maneira possível já que alguns excessos podem ter o efeito contrário do que esperamos – vamos te explicar mais sobre isso, fica com a gente!
3. Evite usar água muito quente
A água quente é uma das inimigas de quem tem pele oleosa. Ao invés de ajudar, a alta temperatura deixa a pele extremamente seca, fazendo com que nosso corpo entenda que precisa produzir mais substâncias para garantir sua hidratação. E para quem tem a pele oleosa isso significa ainda mais oleosidade.
Por isso, opte pela água fria para lavar o rosto e no máximo água morna para tomar banho. Em dias muito frios quando isso não for possível e aumentar a temperatura for extremamente necessário, lave o rosto com água fria depois do banho para ajudar a fechar os poros.
4. Cuidado com a maquiagem
Já parou para pensar que sua pele pode estar oleosa por conta das maquiagens que você está usando? Nem todo tipo de pele suporta uma grande quantidade de maquiagem, e a pele oleosa é uma delas.
Para quem gosta muito e não abre mão da make é importante investir em produtos que sejam indicados para esse tipo de pele, sempre prestando atenção nessas duas etapas: preparação e remoção da maquiagem. Antes de passar a make é necessário se certificar de que a pele está pronta, devidamente seca e bem cuidada.
E depois nada de dormir de maquiagem! Isso pode obstruir os poros, deixando a pele ainda mais oleosa, além de correr o risco de desenvolver irritações e até mesmo alergias, além de outros problemas dermatológicos.
5. Beba bastante água
Ao contrário do que muita gente pensa, ter a pele oleosa não é sinônimo de ter uma pele hidratada. Por mais que cremes hidratantes sejam essenciais na rotina de quem tem pele oleosa, isso não é suficiente para garantir a hidratação completa da pele.
Nesse caso, beber bastante água ao longo do dia é a melhor maneira de se manter hidratada, contribuindo para uma pele mais saudável. Lembre-se: o ideal é beber de 2 a 3 litros d’água por dia!
Cuidado com os excessos
Todas as dicas acima podem te ajudar a desenvolver uma rotina de cuidados com a pele oleosa, mas vale ressaltar que qualquer atitude em excesso pode causar um resultado completamente diferente do que você está esperando.
Usar muita maquiagem, esfoliar muito a pele e lavar o rosto diversas vezes ao dia podem ter o efeito rebote: ao invés de ajudar, vão prejudicar ainda mais o aspecto da pele oleosa.
Se você lava o rosto o dia inteiro seu corpo vai entender que ele não está hidratado o suficiente, ou seja, vai produzir cada vez mais substâncias para garantir a hidratação da pele, causando ainda mais oleosidade.
O mesmo vale para a maquiagem: a make em excesso deixa os poros tampados, fazendo com que eles não “respirem”, e isso causa uma maior produção de sebo, por exemplo.
Aqui na L de Linda nós te ajudamos a encontrar os melhores produtos para que sua pele esteja sempre bonita e saudável. Quer conhecer mais dicas de beleza e autocuidado? Confira este texto também!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.