Cuidados com a pele

Como esfoliar o rosto? Quais os benefícios? Eu te conto agora!

Equipe Pausadela
Escrito por Equipe Pausadela em 17/05/2021
Como esfoliar o rosto? Quais os benefícios? Eu te conto agora!
Junte-se a mais de 13 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como esfoliar o rosto? Escutamos tanto essa pergunta! E por isso estamos aqui, mas vamos tratar desse assunto por partes.

Que a limpeza de pele é importante todos sabem, afinal é o que mantém nossa pele saudável por mais tempo.

Mas você sabia que a esfoliação precisa fazer parte da sua rotina pelo menos uma vez por semana ou com intervalos de quinze dias?

Pois é, muitas pessoas acabam confundindo esse tempo e fazendo todos os dias e o pior: nem fazendo.

Nesse post, iremos te orientar sobre os benefícios que a esfoliação pode trazer para a sua pele, como você pode inseri-la em sua rotina e todos os alertas que você precisa ter com esse produto. Aliás, tudo em excesso faz mal.

Por isso, antes de começarmos pegue um bloquinho e uma caneta e bora anotar todas essas dicas!

O que é a esfoliação?

Como já comentamos com você, a esfoliação é um passo que precisa ser incluído no processo de cuidado com a pele, com o intuito de remover as impurezas mais profundas acarretando diferentes benefícios para si.

Vale ressaltar que ela pode ser feita tanto em casa, por meio de produtos industrializados ou até mesmo caseiros, ou através de procedimentos estéticos dermatológicos.

Como esfoliar o rosto

Quando o assunto são esses procedimentos, o melhor caminho é sempre contatar o seu dermatologista para ele te orientar sobre qual o tipo de procedimento é o mais adequado a você e ao seu tipo de pele.

É isso mesmo… A esfoliação também sofre influência do nosso tipo de pele, por isso é tão importante saber a sua, mas caso ainda não tenha certeza a gente tem alguns segredinhos que vão te ajudar! Vem conferir.  

Benefícios da esfoliação

Com a esfoliação fazendo parte ativamente dos cuidados com a pele passa a ser perceptível sua melhor aparência e maciez.

Isso ocorre devido a sua potencialidade em remover as células que estão mortas no nosso rosto, mas por que é necessário remover essas células?

Calma, vamos te explicar cada detalhe!

O acúmulo dessas células mortas no rosto pode resultar em um bloqueio de poros, causando então o surgimento de cravos, espinhas e até mesmo de machas!

Dessa forma, removendo as células mortas surge espaço para o nascimento de novas células, com mais colágeno, pois sem eles a pele fica propícia ao aparecimento de rugas, linhas finas e flacidez.

Como esfoliar o rosto

Com isso, a esfoliação provoca uma hidratação mais profunda na nossa pele, causando seu rejuvenescimento e sua aparência saudável.

Podemos concordar que uma pele bonita e saudável é tudooo, não é mesmo?!

Atenção com sua pele!

Se você chegou até aqui espero que já saiba qual seu tipo de pele, principalmente depois de contarmos um segredinho para conseguir distinguir qual o seu tipo.

Existem peles que precisam de uma atenção maior quando se trata de como esfoliar o rosto, pois se caracterizam como sensíveis, pois determinados produtos podem ser agressivos, mas outras peles nem tanto.

Então fique atenta! Sua pele precisa dos cuidados corretos.

Pele seca

A pele seca possui como característica o ressecamento e até a sensibilidade, mas isso não quer dizer que as pessoas que possuem a pele seca não podem fazer esfoliação.

Podem sim, já que também possuem o acúmulo de células mortas. Por isso, é recomendado que pessoas com esse tipo de pele não esfoliem o rosto com tanta frequência, o certo é fazer uma vez a cada duas semanas, para não deixar a pele avermelhada e causar irritações.

E para evitar produtos agressivos a sua pele, opte por sabonetes de barra com função esfoliante do que os gel e sabonetes líquidos, já que nestes a função esfoliante é mais intensa devido uma concentração maior de grânulos.

Pele oleosa

Por outro lado, a pele oleosa conta com a necessidade de uma esfoliação uma vez por semana, pois sofre com a alta produção de oleosidade, que ficam acumuladas no interior dos poros, tornando a pele mais propícia para o aparecimento de cravos e espinhas.

Para a pele oleosa é recomendável que utilize esfoliantes em gel ou sabonetes líquidos, já que contam com uma esfoliação mais intensa por conta da alta concentração de seus grânulos.

Como esfoliar o rosto: E depois do esfoliante? O que fazer?

Aqui é onde MUITAS pessoas pecam!

Isso ocorre pois acham que a esfoliação tem ação hidratante com ela, e não é assim, hein?! Anota aí!

A esfoliação não pode ser feita sozinha, você tem que manter sua rotina de cuidados com a pele, com os mesmos produtos que sempre utiliza, mas incluir a esfoliação. E o mais importante: não se esqueça do hidratante.

Então, para te ajudar nesse passo a passo de como esfoliar o rosto separamos uma lista com as ordens do que utilizar nessa rotina de skincare e quando incluir o esfoliante.

Ahhh… é importante ter atenção aos produtos que você já tem ou que posso querer incluir na sua rotina, por isso deixamos exemplos desses produtos para você!

  1. Água Micelar: Remove as impurezas da pele;
  2.  Sabonete: Responsável pela limpeza da pele, seu uso é essencial, principalmente antes de ser aplicado o esfoliante;
  3. Esfoliante: Remove as células mortas, permitindo o surgimento de novas células que ajudam na proteção, maciez e boa aparência da pele;
  4.  Tônico: Normaliza o PH da pele, permitindo uma melhor absorção dos produtos utilizados para a hidratação em seguida;
  5.  Creme para os olhos: Suaviza e previne linhas de expressão e rugas;
  6.  Sérum: um tratamento com resultados a curto e longo prazo e também podem ser utilizados na preparação de pele para receber a maquiagem, já que suaviza as linhas finas de expressão e disfarça a aparência dos poros.
  7. Hidratante: Importante para a hidratação da pele, melhora a luminosidade, ajuda a equilibrar a quantidade de água e mantém a boa aparência da pele, além de deixá-la com saúde.

Vale ressaltar que o melhor horário do dia para a realização da esfoliação é no horário noturno, assim, caso a pele fique sensível, evita o contato com o sol. Porém, no dia seguinte a sua esfoliação, busque sempre utilizar um protetor facial para se proteger. Não se esqueça dele!

Como esfoliar o rosto?

Além de separarmos um passo a passo de como fazer uma rotina de skincare para a pele utilizando esfoliante, também separamos um passo a passo de como esfoliar o rosto sem machucá-lo.

Se liga nessas dicas! <3

  1. Aplique o produto no rosto;
  2. Faça movimentos circulares e sem força. Atenção: Não esfregue o produto e não faça força, isso pode fazer com que os grânulos machuquem sua pele, só mantenha o contato das partículas com seu rosto;
  3. Dê prioridade a fazer movimentos circulares principalmente na zona T, pois é a região que mais acumula oleosidade e impurezas;
  4. Esfolie seu rosto em movimentos circulares por alguns minutos, podendo ser de 1 a 3 minutos, pois o produto precisa de um tempo em nossa pele para fazer efeito, assim a pele tem tempo de absorver as propriedades do produto;
  5. Agora, remova o produto com água fria. Evite a água quente, pois ela retira a camada protetora da pele, sendo prejudicial.
  6. Por fim, não se esqueça de passar um hidratante para manter a pele mais saudável e com uma melhor aparência;

Só existem esfoliantes para o rosto? H2

Talvez você já saiba que existem esfoliantes para o corpo, mas você já ouviu falar em esfoliantes para a boca? Pois é! E sem contar que virou a novidade do momento.

Você já percebeu que dependendo da temperatura nossos lábios ficam ressecados? Então, o esfoliante labial protege nossos lábios de fatores externos, mantendo uma boa hidratação e maciez.

Um dos nossos queridos do momento é o BT Lip Scrub Esfoliante Labial – Bruna Tavares.

Como esfoliar o rosto

É um esfoliante labial com pequenas partículas de sacarose, permitindo uma esfoliação suave. Esse produto conta com manteiga de katiré e óleo de coco, que formam uma camada protetora e ajudam a aumentar a hidratação. 

Como esfoliar o rosto

Nossos clientes piram nele!

Evite!

Sempre se lembre que a região do rosto é a mais sensível da pele, por isso é preciso ter atenção aos produtos que se aplica.

Tome cuidado com os esfoliantes, não confunda o esfoliante feito para o corpo e para o rosto, eles possuem potências e funções diferentes.

Evite também usar produtos caseiros que possuem diferentes formatos de grânulos, como o açúcar. Isso afeta e machuca sua pele com mais facilidade. Por isso, o recomendado é sempre buscar esfoliantes que possuem os grânulos uniformes.

É verdade que a esfoliação ajuda a clarear manchas do rosto?

Sim!! Pode confiar porque essa dica vale ouro.

Como a esfoliação é responsável pela remoção de células mortas abre espaço para o nascimento de novas células, isso aumenta o metabolismo da epiderme (camada superficial da pele), dessa forma fazendo com que as manchas sejam clareadas através desse processo de remover células antigas e produção de células novas.

Além de ajudar nessa clareação, a esfoliação previne o surgimento de manchas indesejadas.

Anotou tudo sobre como esfoliar o rosto?

Depois dessas dicas maravilhosas de como esfoliar o rosto esperamos que tenha anotado tudo e que a partir de agora passe a cuidar da sua pele da melhor maneira possível.

E além dos produtinhos que indicamos no passo a passo de uma rotina de skincare, se quiser dar uma olhada em outros produtinhos sobre cuidados com a sua pele é só visitar a loja virtual da L de Linda Só clicar aqui

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *