Cuidados com a pele

Limpeza de pele caseira: o que você precisa saber

Equipe Pausadela
Escrito por Equipe Pausadela em 19/05/2021
Limpeza de pele caseira: o que você precisa saber
Junte-se a mais de 13 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Atualmente, a limpeza de pele caseira ganhou força, principalmente com o fato de que muitas mulheres passaram a sentir a necessidade de terem um maior cuidado consigo mesmas.

Mas, não apostam apenas na skincare diária! Muitas fazem a limpeza de pele profunda pelo menos uma vez por semana ou entre 15 dias.

Aposto que é nesse momento que você nos pergunta: “ O que é essa limpeza de pele profunda? ”.  

Bom, nada mais é do que a esfoliação, já ouviu falar? Sabe seus benefícios? Seu dia de sorte então, só clicar aqui para descobrir tudo sobre esse procedimento.  

Contudo, além da esfoliação que possui produtos específicos industrializados, várias pessoas passaram a apostar em esfoliação caseira, como comentamos com você, por conta de seus produtos mais acessíveis.

Por isso, estamos te trazendo as melhores recomendações de como seguir com esse tipo de esfoliação para não prejudicar a sua pele. Conselhos de amigas, viu?!

O que é a esfoliação?

A esfoliação é um cuidado essencial para a pele, que, por meio das substâncias e dos grânulos uniformes presentes no dermocosmético, permite a realização de uma limpeza de pele mais profunda.

Ela tem como principal objetivo a remoção de células mortas que estão presentes na pele, pois, em grande concentração, elas podem resultar em um bloqueio dos poros, acarretando o surgimento de cravos, espinhas e manchas.

Com a remoção dessas células prejudiciais da pele sobra espaço para o surgimento de células novas e com mais colágenos.

A principal ação do esfoliante é que ele diminui as linhas finas de expressão, manchas, traz maciez e rejuvenescimento para a pele, isso ocorre devido ao constante aumento do metabolismo da epiderme (remove as células mortas e traz células novas).

Mas vamos ressaltar que isso só ocorre com os produtos corretos aplicados nos tipos de pele correto, ok?

Limpeza de pele caseira

Limpeza de pele caseira

Quando você opta por fazer uma esfoliação caseira é preciso ter uma maior atenção já que estamos aplicando na área mais sensível do nosso corpo, o rosto!

Nos produtos utilizados na limpeza de pele caseira apesar de serem produtos acessíveis e que muitas pessoas utilizam para a realização de sua esfoliação, é preciso ter cuidado para não causar danos à sua pele, como: arranhá-la, causar machucados ou ter reação alérgica.

Ahh… assim como a esfoliação feita com produtos industrializados, a caseira não pode ser feita todo dia, é preciso manter um tempo de distância de uma para outra. Esse tempo pode ser 1 vez por semana, de 15 em 15 dias ou 1 vez ao mês.

O tempo varia do quão sensível é sua pele, ou seja, quanto mais sensível ela for: maior o intervalo de tempo; quanto mais oleosa ela for: menor será esse intervalo. Mas em todos os casos a esfoliação só pode ser realizada no máximo 1 vez por semana para não desequilibrar o PH da pele.

Portanto, se for apostar em uma esfoliação caseira cuidado com os produtos que irá aplicar em sua pele.

Nosso conselho, para você guardar no seu coração, é que sempre antes de você aplicar qualquer produto em seu rosto consulte seu dermatologista, pois ele pedirá exames para saber com maior precisão do que sua pele precisa e o que você pode aplicar nela.

Ao fazer por conta própria você pê em risco a saúde da sua pele, podendo surgir problemas ou agravar os já existentes, então cuidado!

Exemplos de limpeza de pele caseira

Agora que já demos nosso recado especial sobre os cuidados com a limpeza de pele caseira, separamos aqui para você as esfoliações caseiras mais usadas e porque sempre optam por essas.

Mas, antes de escolher a melhor receitinha para você é preciso saber seu tipo de pele, no decorrer da leitura você irá perceber que as receitinhas que selecionamos para a limpeza de pele caseira são específicas a um tipo de pele, então muita atenção!

Caso não saiba seu tipo de pele, separamos um conteúdo exclusivo para você descobrir qual é a sua e fazer sua escolha com maior precisão, vem conferir!

Esfoliação com café

Limpeza de pele caseira

É importante a gente destacar que essa esfoliação é feita com a borra do café, pode parecer bobeira, mas a gente já viu muitas pessoas errando nessa!

Essa esfoliação é utilizada principalmente para ações anti-idade, favorecendo o rejuvenescimento.

O café possui propriedades antioxidantes, protegendo as células contra a ação oxidante, que é causada, principalmente, pela exposição ao sol, poluição, entre outros, que são responsáveis pelo envelhecimento da pele. Além de deixar a pele mais macia e hidratada.

Vale ressaltar que o café precisa ser utilizado em conjunto com outros ingredientes para aliviar a quantidade de grãos de café na máscara caseira, já que em grande quantidade pode afetar a pele causando inflamações.

Os ingredientes que podem atuar em conjunto com a borra de café são aqueles que possuem a função de regeneração de novas células, sendo eles: leite integral, iogurte ou azeite.

Receita

Com leite integral – Ajuda no rejuvenescimento e hidratação da pele

·         1 colheres (de sopa) de borra de café;

·         1 colher (de sopa) de leite integral.

Com azeite -Estimula a regeneração celular e aumenta a produção de colágeno

·         1 colher (de sopa) de azeite;

·         1 colher (de sopa) de borra de café.

Com Iogurte – Ele ajuda no rejuvenescimento e hidratação da pele

·         1 colher (de sopa) de iogurte;

·         1 colher (de sopa) de borra de café.

Esfoliação com açúcar mascavo e mel

Limpeza de pele caseira

A esfoliação com o açúcar é recomendada que seja sempre misturada com mais um ingrediente para a sua utilização, isso porque o açúcar sozinho pode causar arranhões em sua pele.

Essa esfoliação tem a função de reduzir a oleosidade. Portanto, é voltada para as pessoas de pele mista e oleosa, pois o açúcar age removendo as células mortas, controlando a oleosidade, enquanto o Mel remove os resíduos mais profundos, reduz os sintomas de acne e sinais de envelhecimento.

Receita

·         1 colher (de sopa) de mel;

·         1 colher (de sopa) de açúcar mascavo;

·         1 colher (de sopa) de água morna.

Esfoliação com aveia

Limpeza de pele caseira

A esfoliação com farinha de aveia possui grãos mais finos e é recomendada principalmente para as pessoas que possuem o tipo de pele seca, pois ela estimula a produção de colágeno que é essencial para proporcionar maior firmeza na pele e maciez.

Mas, um ingrediente que tem que ser usado para formar essa misturinha é o mel, porque, como você já viu anteriormente, remove os resíduos mais profundos, reduz os sintomas de acne e sinais de envelhecimento, favorecendo mais ainda a saúde da pele.

Receita

·         1 colher (de sopa) de mel;

·         1 colher (de sopa) de aveia;

Cuidado na hora de esfoliar!

Assim como a esfoliação com produtos industrializados exige um maior cuidado no momento de realizar o procedimento, a limpeza de pele caseira é igual! É necessária uma maior atenção e cuidado no momento de esfoliar seu rosto para não o machucar e nem o prejudicar.

Então se liga nessas dicas para que você não afete sua pele e aplique da forma correta.

  1. Primeiramente, limpe sua pele com o sabonete que você costuma utilizar em sua skincare;
  2. Após a limpeza da pele, aplique a misturinha no rosto;
  3. Faça movimentos circulares e sem força. Atenção: Não esfregue o produto e não faça força, isso pode fazer com que os grânulos machuquem sua pele.
  4. Massageei o rosto em movimentos circulares por alguns minutos (De 1 a 3 minutos), pois assim a esfoliação e suas substância têm tempo de fazerem efeito em sua pele;
  5. Agora, remova o produto com água fria. Evite a água quente, pois ela retira a camada protetora da pele, sendo prejudicial;
  6. Por fim, não se esqueça de passar um hidratante para manter a pele mais saudável e com uma melhor aparência.

Vale reforçar

Depois dessas diquinhas já escolheu a limpeza de pele caseira que mais se encaixe no seu tipo de pele?

Caso queira apostar em uma esfoliação industrializada, com produtos específicos e com substâncias corretas para o seu tipo de pele, a gente te conta por onde começar! Não perde tempo e vem conferir – Só clicar aqui, Linda.

Lembrando que nossa principal recomendação é que você procure um dermatologista para ele te orientar da melhor maneira possível para cuidar da sua pele e ficar ainda mais Linda! 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *