Dicas

Maquiagem para pele madura: 5 dicas incríveis

Equipe L DE LINDA
Escrito por Equipe L DE LINDA em 11/04/2022
Maquiagem para pele madura: 5 dicas incríveis
Junte-se a mais de 13 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Se você está procurando dicas de maquiagem para pele madura, veio ao lugar certo! Da mesma forma que o nosso corpo muda com o passar do tempo, a pele também acompanha essas mudanças. E por ser mais sensível, a pele do rosto acaba sentindo mais os efeitos do tempo.

Dentre as principais características da pele madura, estão:

  • falta natural de colágeno, contribuindo para mais flacidez;
  • ressecamento;
  • rugas e linhas de expressão;
  • facilidade para desenvolver manchas;
  • maior sensibilidade ao Sol, entre outros.

Chamamos de “pele madura” porque essas alterações geralmente acontecem a partir dos 40 anos, idade em que as mulheres começam a entrar na menopausa e enfrentam alterações hormonais que naturalmente influenciam o corpo todo.

No entanto, quando falamos de pele madura o assunto não é apenas sobre idade, mas também sobre a condição da pele.

Pessoas que tomam muito Sol sem a proteção adequada, não fazem a hidratação correta ou que têm hábitos pouco saudáveis (como fumar muito, por exemplo) também podem desenvolver as características comuns encontradas na pele madura.

5 dicas de maquiagem para pele madura

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a maquiagem para pele madura não precisa necessariamente envolver uma grande quantidade de produtos.

Maquiagem para pele madura: 5 dicas incríveis

Você vai ver ao longo deste texto que quanto mais natural for a make, mais bonita vai ficar na pele madura. Confira!

1. Preparação da pele

Essa etapa da maquiagem é fundamental para qualquer tipo de pele. Aqui você vai precisar de um bom hidratante, e um primer para minimizar os poros. Depois, é hora da aplicação da base, corretivo e pó.

Se você tem dificuldade para fazer essa etapa da make clique aqui e leia nosso artigo com 6 dicas para preparar a pele antes da maquiagem!

2. Não exagere nos produtos

Como as linhas de expressão são mais presentes na pele madura, o ideal é não exagerar no corretivo, base e pó.

Opte por produtos com textura mais fina para não correr o risco de marcar ainda mais as linhas de expressão. O importante aqui é suavizar as marquinhas, não tentar fazer com que elas desapareçam!

Maquiagem para pele madura: 5 dicas incríveis

3. Sobrancelha bem definida

Com o passar do tempo, as falhas nas sobrancelhas podem aumentar e deixar o olhar levemente assimétrico.

Se esse for seu caso, passe levemente um lápis ou sombra para corrigir as falhas e dê uma esfumada para suavizar o efeito. E lembre-se: o tom da make deve ser da mesma cor dos pelos da sua sobrancelha!

E já que estamos falando sobre a região dos olhos, fique atenta para a escolha do tom da sombra: cores mais escuras tendem a realçar mais as imperfeições, enquanto cores mais claras disfarçam as linhas de expressão e outras marquinhas do rosto.

4. Aposte no iluminador

Não importa a idade ou o tipo de pele, quando aplicado no lugar certo o iluminador tem o poder de mudar a make por completo.

Aplique um pouquinho de produto nas áreas que você quer realçar e veja como o iluminador deixa um brilho natural na pele madura.

Maquiagem para pele madura: 5 dicas incríveis

5. E o batom?

Para quem quer disfarçar ainda mais as linhas de expressão o ideal é utilizar um batom nude. Para que o produto dure mais tempo e realce ainda mais os lábios, faça um contorno com um lápis de mesma cor.

E se você preferir o clássico batom vermelho ou uma cor mais escura não tem problema. O importante é usar aquilo que faz você se sentir bem e bonita! Cuidados essenciais para a pele madura

A pele madura requer cuidados mais específicos e um pouco mais de atenção do que outros tipos de pele.

Por mais que seja prazeroso fazer uma make bem feita e se achar linda quando se olhar no espelho, os cuidados com a pele vão muito além disso e precisam ser constantes para terem o efeito desejado.

Maquiagem para pele madura: 5 dicas incríveis

Confira nossas dicas

Hidratação

A pele madura é mais sensível e possui mais facilidade para perder água e ficar ressecada. Nós sempre falamos aqui no blog sobre a importância de manter a pele hidratada e é possível fazer isso de modo natural: é só beber bastante água por dia que você já vai conseguir notar a diferença.

O ideal é tomar de dois a três litros diariamente, mas como isso pode ser um desafio para muitas pessoas, recomendamos que você tenha sempre uma garrafinha por perto para tornar a ingestão de água mais fácil!

Para quem não abre mão da rotina de skincare e de investir em produtos específicos para o rosto, sugerimos associar o hidratante a outros ativos, como ácidos e antioxidantes.

Mas atenção: consulte seu dermatologista para saber qual tratamento é o ideal para sua pele.

Protetor solar

Se a pele madura é naturalmente mais sensível, não faz sentido ficar se expondo no Sol sem a proteção correta, não é mesmo? Nesse caso, o filtro solar é indispensável na sua necessaire!

Ah, e mesmo que você não esteja indo à piscina ou praia, passar protetor diariamente mesmo para ficar em casa é uma boa maneira de manter a pele protegida, evitando o surgimento de manchas indesejadas.

Maquiagem para pele madura: 5 dicas incríveis

Produtos certos

Já deu para perceber que a pele madura requer uma atenção especial, certo?

Seja na rotina de skincare, para se proteger do Sol ou para fazer aquela maquiagem para pele madura que vai ser um arraso, investir nos produtos certos é a melhor maneira de cuidar da sua pele com qualidade e segurança.

Mais do que ficar com a make linda, é importante garantir que a pele não sofra com alergias ou qualquer outro tipo de irritação por conta dos produtos.

Aqui na L de Linda nós temos um catálogo completo de itens para todo tipo de pele. Clique aqui e encontre os produtos específicos para você!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.