Cuidados com a pele

Camuflagem de olheiras: veja esses truques de maquiagem

Equipe L DE LINDA
Escrito por Equipe L DE LINDA em 28/02/2022
Camuflagem de olheiras: veja esses truques de maquiagem
Junte-se a mais de 13 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você já ouviu falar na camuflagem de olheiras? Esse método é bastante conhecido entre as mulheres que buscam deixar as olheiras mais discretas ou fazer com que elas desapareçam de modo definitivo.

As olheiras são aquelas manchinhas mais escuras que ficam embaixo dos olhos. Geralmente são marrons, mas também podem ser meio roxas ou azuis dependendo da pele da pessoa.

Alguns hábitos podem contribuir para seu surgimento, como uma noite mal dormida ou cansaço excessivo, mas de modo geral as olheiras são genéticas e não somem sem algum tipo de tratamento específico.

Por conta da grande concentração de vasos sanguíneos e melanina nessa região do rosto, desenvolver olheiras acaba sendo inevitável para muitas mulheres.

Mas calma! Existem formas de minimizar o impacto dessas manchas e nós vamos te contar tudo sobre a camuflagem de olheiras a seguir!

Ah, e se você quiser dicas de como cuidar da região dos olhos, clique aqui e confira o artigo que fizemos sobre esse tema.

Camuflagem de olheiras: entenda qual tipo de procedimento é o indicado para você

A camuflagem de olheiras é uma micropigmentação feita apenas na parte inferior dos olhos (onde ficam as manchas). O procedimento envolve a aplicação de um tom similar ao da pele da paciente para igualar a cor das olheiras com o resto do rosto.

Vale lembrar que o método não é definitivo! A micropigmentação dura em média de dois a cinco anos, mas pode variar de acordo com a gravidade das olheiras.

É possível obter o resultado desejado em apenas uma sessão, mas alguns casos necessitam de novas aplicações para chegar ao tom esperado.

Se você está pensando em realizar a camuflagem de olheiras a melhor opção é procurar um dermatologista para ter o diagnóstico correto.

Tipos de olheiras: descubra qual é a sua

Como já mencionamos, as olheiras podem ser de origem genética ou aparecer na pele por motivos como uma noite mal dormida ou cansaço em excesso.

Dessa forma, nem sempre o aspecto das olheiras será igual em todas as pessoas. Existem 3 tipos de manchas e cada causa possui um tratamento específico. Confira:

1. Olheira falsa

Algumas pessoas possuem olhos mais fundos que acabam formando uma espécie de sombra na parte inferior dos olhos.

Nesse caso, o procedimento mais indicado é o preenchimento com ácido hialurônico para dar mais volume na pálpebra inferior e evitar que essa sombra aconteça.

2. Olheira pigmentar

A pigmentação da pele nessa parte dos olhos pode mudar por diversos motivos: exposição solar, envelhecimento ou por inflamações.

Quando isso acontece as olheiras surgem com uma cor puxada para o castanho por conta do excesso de melanina.

Para melhorar o aspecto das manchas o recomendado é usar protetor solar diariamente (mesmo para ficar em casa), cremes clareadores e, em última instância, lasers (dependendo da gravidade das olheiras). 

3. Olheira vascular

Sabe quando a olheira tem uma cor arroxeada?

Isso acontece por causa da grande quantidade de vasos sanguíneos nessa região dos olhos, e o aumento das manchas pode acontecer por cansaço, alergias (como rinite e sinusite, por exemplo), além do uso de alguns medicamentos.

Clareadores e lasers são os procedimentos recomendados para esse tipo de olheira.

Dicas de maquiagem para clarear as olheiras

Nem todas as pessoas com olheiras precisam recorrer a um procedimento como a micropigmentação, especialmente se as manchinhas forem leves e superficiais.

Em casos onde as olheiras não são genéticas, alguns truques de make podem ajudar a melhorar o aspecto da pele. Confira!

1. Não esqueça do corretivo

O corretivo é indispensável para quem quer dar aquela disfarçada nas olheiras. Ele tem esse nome justamente por corrigir qualquer tipo de falha no rosto, especialmente no tom da pele.

O recomendado é usar um corretivo com um tom mais claro do que a base. Após aplicar o produto na região dos olhos de modo uniforme você já vai notar uma grande diferença nas olheiras!

Camuflagem de olheiras: veja esses truques de maquiagem

2. Escolha o tom correto de base

Depois de preparar a pele e passar o corretivo é hora de aplicar a base em todo o rosto. Para garantir que a maquiagem esteja completa é importante escolher o tom de base ideal para você. Já falamos sobre esse assunto no blog, então clica aqui [texto ainda não foi postado no blog] e descubra o tom certo para sua pele!

Camuflagem de olheiras: veja esses truques de maquiagem

3. Deixe a make o mais natural possível

O segredo da maquiagem para camuflar as olheiras é deixar tudo o mais natural possível. Por isso, não exagere no corretivo nem na base. O mesmo vale para o pó, blush e outros itens da sua make.

Para finalizar, aplique o iluminador para realçar as áreas de sua preferência. Além de dar aquele toque final na make, o iluminador tira o foco das olheiras e deixa seu rosto com um brilho que faz toda diferença.

Agora que você já conhece os principais procedimentos e dicas de make voltadas para a camuflagem de olheiras tenho certeza que seu rosto ficará ainda mais lindo!

Para comprar os produtos que mencionamos ao longo do texto é só clicar aqui e conhecer o catálogo completo da L de Linda. E se você quiser mais dicas de maquiagem, aproveite a visita no nosso blog e veja também como escolher a cor da base!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.