Por incrível que pareça, encontrar opções de corte para cabelo longo pode ser uma missão difícil se você não souber onde procurar.
E sendo bem sincera, quem tem cabelo comprido também cansa de ir cortar “só as pontinhas”, mas também não quer cortar demais… Enfim, muito complexo.
Por isso, neste artigo, vamos explicar por que a importância de manter o corte em dia vai além da estética e dar algumas dicas para você levar e mostrar para o seu cabeleireiro. Confira!
Por que eu preciso cortar o cabelo?
Bom, você já deve saber que, com o passar do tempo, nossos cabelos ficam fragilizados devido aos impactos da poluição, quebras dos fios, perda de nutrientes, falta de hidratação etc.
Essas agressões são responsáveis pelas pontas duplas, que se não forem tratadas, podem comprometer toda a estrutura do fio.
Além disso, ao cortar suas madeixas periodicamente, você garante um crescimento mais forte e saudável, elimina as pontas duplas, diminui as quebras dos fios e até mesmo encontra menos resistência quando for desembaraça-los, já que fios danificados se embolam muito mais. Então, seja uma mudança radical de corte ou apenas o famoso “só tira três dedinhos”, o importante é visitar seu cabelo com determinada frequência.
Ok, mas com que frequência devo cortar o cabelo?
Primeiramente, é preciso levar em consideração se você realiza tratamentos químicos ou se deseja manter um corte específico, pois em situações como essas, o tempo de espera entre um corte e outro pode variar.
Porém, de forma geral, as recomendações são:
- menos de 4 semanas: para cabelos que passaram por processos químicos frequentes ou agressivos;
- de 4 a 5 semanas: para aparar as pontas e para cabelos mais finos, que embaraçam com facilidade;
- de 6 a 8 semanas: para cabelos ondulados, cacheados e crespos.
Verdade x Mentira: cortar as pontinhas faz o cabelo crescer?
Infelizmente, não. O que acontece é que pelo fato de as pontas serem a parte mais antiga do fio, ficam mais frágeis e quebradiças, gerando pontas duplas.
Essas pontas duplas se embaraçam com facilidade, dificultando a sua rotina capilar e também prejudicando os fios saudáveis, que acabam se quebrando durante o processo de desembaraçar.
Sendo assim, quando cortamos as pontas duplas e ressecadas com frequência, seus cabelos ficam mais bonitos e sem frizz. Então, mesmo que não cresçam mais rápido, vão ficar mais cheios e saudáveis.
Assim, se você está deixando o cabelo crescer, hidratar, nutrir e cortar as pontas com regularidade é o melhor caminho a seguir.
Principais tendências de corte para cabelo longo
Agora, vamos ao que interessa: opções de corte para quem quer continuar Rapunzel, porém, mais moderna.
Selecionamos 5 tipos de corte que estão fazendo o maior sucesso e esperamos que você a-m-e pelo menos um deles. Olha só:
1. Shaggy hair
Esse tipo de corte com um ar “desgrenhado” é inspirado nos anos 70 e, mesmo que seja realizado com mais frequência em cabelos mais curtos, também fica incrível em cabelos longos.
Feito em camadas e trazendo mais volume e personalidade para seus fios, esse corte pode ser feito em cabelos lisos, ondulados e cacheados!
2. Corte em camadas
O corte em camadas é um velho amigo de quem gosta de manter as madeixas sempre longas e, além de ser versátil, proporciona mais leveza e volume para os cabelos.
Para as cacheadas, as camadas começam a partir do queixo, fornecendo mais peso e movimento para os cachos.
Porém, se você está com um pouco de receio, também pode pedir para seu cabeleireiro fazer as camadas somente na parte que fica em volta do rosto e repicar as pontas. Assim, você inova o visual sem grandes mudanças.
3. Repicado
Assim como o corte em camadas, o repicado já é muito conhecido por aí por ser uma opção maravilhosa para cabelos de comprimentos e texturas diferentes.
Essa técnica permite que você mantenha o comprimento e, ao mesmo tempo, dê aquela tão necessária repaginada nos fios.
Não tem erro, gente. É só se jogar!
4. Blunt Cut
Esse corte se caracteriza por manter os fios com o mesmo comprimento, bem reto, da raiz até as pontas.
Comum entre mulheres que curtem cabelo curtinho ou médio, virou tendência para quem tem cabelos longos, trazendo um visual muito moderno e estiloso, além de dar uma encorpada nos fios.
5. Franjas
Franjas são a escolha ideal para quem quer mudar, mas nem tanto assim.
Cabelos compridos — sejam lisos, cacheados ou ondulados — com franja emolduram o rosto e estão fazendo o maior sucesso no Instagram, sendo considerados glamourosos e modernos.
Franja cortina, repicada, lateral, reta, bem acima ou bem abaixo da linha da sobrancelha, fina ou grossa, o que importa é escolher o estilo que combina melhor com você!
Enfim, com o corte para cabelo longo ideal, você vai sair do salão se sentindo uma nova mulher, sem perder a capacidade de continuar jogando suas tranças pela janela do castelo.
Contudo, como você pode ver neste artigo, para que seus cabelos continuem longos, é preciso que eles permaneçam sempre fortes e saudáveis.
Para isso, é imprescindível ter uma rotina de cuidados diários com seus fios e, pensando nisso, separamos um de nossos artigos que com certeza vão te ajudar nessa missão. Confira!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.