Beleza

Esponja de Maquiagem: Guia Definitivo

O mundo da beleza está sempre em mudança, se reinventando com produtos e tendências, constantemente. A esponja de maquiagem, tão querida e requisitada pelos maquiadores, por exemplo, está super em alta.

É por isso que escolhemos falar sobre este assunto com você. Então, neste texto, você vai saber tudo sobre esponja de maquiagem que ninguém te conta. Feito, especialmente, para você esse guia prático sobre a mais nova e essencial ferramenta de maquiagem.


Nele, você vai entender para que serve a esponja; se é preciso umedecê-la antes do uso; qual o formato de esponja é melhor; como limpar a esponja e muito mais. Continue a leitura e aproveite ao máximo!

O que é e para serve a esponja de maquiagem?

Fonte: Coisas de Diva

Chegando para substituir os famosos pincéis, a esponja de maquiagem tem como uma das principais utilidades auxiliar na aplicação de bases e corretivos. Com os pincéis, a base cria um efeito craquelado na pele e acumula uma maior quantidade de base em determinada região do rosto.

Já com as esponjas, a pele cria um efeito mais uniforme e sem marcações. Portanto, o mais aconselhável é: utilizar a esponja na hora da aplicação, criando, primeiramente, uma camada mais fina na pele e, também, fazendo outras camadas de acordo com sua necessidade.

Porém, se você ama um pincel, a esponjinha pode te ajudar também! Depois de aplicada sua base, a esponja de maquiagem pode ser utilizada como finalizador para uniformizar sua pele.

E será que nossa queridinha só pode ser utilizada como aplicador de base e corretivo? Não! Ela também pode ajudar na aplicação de pó solto e contorno líquido.

Como usar esponja de maquiagem

Primeiramente, para uma melhor aplicação, você deve umedecer sua esponja, essa é a magia! Em seguida, aplique na esponja, pode ser até mesmo em seu rosto, a quantidade de base que achar que é suficiente para você.

Assim, para ter um maior proveito da esponjinha utilize-a dando batidinha em seu rosto até sentir que o produto está bem espalhado. É sempre bom lembrar que o correto não é arrastar ou esfregar em seu rosto, a cobertura pode ser insatisfatória.

Por que molhar a esponja de maquiagem?

Fonte: Eu Vou de Rosa

Se você nunca umedeceu sua esponja antes do uso, pode parar por aí! Vou te contar o porquê.

Se você já fez isso, deve ter percebido que o produto que você aplica com ela não rende, certo? É porque a esponja seca absorve a maioria do produto que você aplica com ela. Então, para impedir que isso aconteça, sua esponja de maquiagem deve estar umedecida!

Então, todo produto que você aplicar renderá mais, além de permitir um resultado mais eficaz e uniforme, isso acontece porque ao molhá-la, seu interior fica saturado, pois todos os seus poros são preenchidos com água, permitindo que o produto fique apenas em sua superfície.

Para umedecê-la é fácil: pegue sua esponja – nós fizemos o teste com a Flat Blend da Mariana Saad, se você não conhece, clique aqui para saber mais – e coloque embaixo da água corrente e vá apertando para ajudar na absorção da água.

Mas é preciso ter certo cuidado! Não é porque ela está sendo molhada que tem que ficar encharcada, pois isso só vai desperdiçar produtos também!

Quando perceber que ela já inchou, retire-a da água e aperte-a até sair todo o excesso. Depois, é só aplicar a base dando batidinhas no rosto para conseguir uma maior fixação do produto.

Qual a melhor esponja de maquiagem

Fonte: Coisas de Diva

Não se trata de qual formato é melhor, o certo é qual você mais se identifica. O importante é prestar atenção no material, pois as melhores esponjas são aquelas com acabamentos macios e com poros.

Pode ser que elas absorvam mais produto que as rígidas, mas seu resultado é melhor. Veja alguns dos formatos que selecionamos para você.

Esponja triangular

Esponja de Maquiagem: Guia Definitivo

Elas podem ser utilizadas para aplicar o produto no rosto todo, mas, por conta do seu tamanho e formado, o seu uso em regiões menores e mais delicadas, como ao redor dos olhos, torna mais eficaz.

Além do seu formato ajudar a fazer contornos, vale ressaltar que esse tipo de esponja é de baixo custo e descartável.

Esponja facial gota

Esponja de Maquiagem: Guia Definitivo

Essa esponja tem função “dois em um”. Com sua base larga e arredondada, pode-se aplicar a base por todo o rosto e, com sua ponta, se aplica o corretivo em regiões menores próximas aos olhos e nariz.

Esponja gota cortada

Esponja de Maquiagem: Guia Definitivo

Se a esponja em gota já tem mais de uma funcionalidade, essa então… Com sua face arredondada pode-se aplicar a base pelo rosto. Já a ponta serve para atingir regiões menores próximas aos olhos e nariz.

Quanto à sua parte achatada, ela serve para a aplicação de pó translúcido ou solto em determinadas áreas do rosto e, até mesmo, para a aplicação do contorno e iluminador.

Esponja mini Gota

Esponja de Maquiagem: Guia Definitivo

Com seu formato mini, elas são melhores para a aplicação de corretivo, e conseguem atingir as menores áreas do rosto.

Esponja cilíndrica

Esponja de Maquiagem: Guia Definitivo

Essa esponja é ideal para fazer contornos na pele, por deixar o produto bem marcado.

Bom, podemos ver que cada esponja tem suas qualidades e são até mesmo parecidas! Escolha qual se adéqua melhor a você e arrase!

Como limpar esponja de maquiagem

Esponja lavada é sinônimo de pele saudável! Então, é recomendado que, sempre que possível, seja feita a limpeza das esponjas para não estragar sua make e não afetar sua pele com o aparecimento de acne, por conta das bactérias que podem aparece, caso elas não estejam limpas.

Lavar esponja de maquiagem

O método mais convencional e que realmente limpa nossas amadas esponjas, é lavá-las, isto ajuda na limpeza de impurezas. Separamos, então, para você alguns modos de poder lavar sua esponjinha.

Lavar com água fria

  • Deixe a esponja dentro de um recipiente com água fria por alguns segundos;
  • Aplique sabonete neutro líquido por toda sua esponja;
  • Aperte-a até começar a surgir espuma;
  • Enxague sua esponja e repita esse passo até sua esponja estar totalmente limpa.

Lavar com água quente

  • Esquente em um recipiente a água até ela ficar morna;
  • Coloque sabonete ou shampoo neutro;
  • Deixe suas esponjas de molho por um tempo;
  • Vá espremendo para limpá-la;
  • Por fim, coloque-a em outro recipiente com água fria para espremê-la mais uma vez e certificar-se de que ela está limpa.

Lavar com detergente

  • Encha um copo, ou recipiente, de água até a metade e adicione um pouco de detergente;
  • Mergulhe a esponjinha dentro da mistura;
  • Coloque o copo com a esponja no micro-ondas por um minuto;
  • Espere o líquido esfriar e aperte a esponjinha;
  • Pronto, agora só usar o item normalmente.

Lavar com demaquilante

  • Em um copo ou vasilha coloque demaquilante ou água micelar até cobrir a esponja;
  • Aperte até perceber que a esponja está ficando limpa;
  • Se achar necessário coloque-a em outro recipiente com água;
  • E vá apertando-a até notar uma maior limpeza em sua esponja.

Mostramos por aqui as principais formas de como lavar sua esponjinha, mas você pode misturá-las e adequar a sua realidade.

Como secar esponja de maquiagem

A forma ideal de secar sua esponja de maquiagem é deixar que ela seque naturalmente. Para isso, estenda uma toalha pequena, em um lugar arejado, e deixe as esponjinhas por ali mesmo até secar, de tempos em tempos você pode embrulhá-la na toalha e apertá-la para tirar o excesso de água.

Muitas pessoas costumam secar com o secador, porém, isso não é recomendado, tanto a quantidade de vento como a temperatura pode influenciar no material da esponja.

Como guardar esponja de maquiagem

É sempre importante o local que as guardamos, além de não poder guardar sua esponja molhada em lugares úmidos ou fechados pois elas não secam com tanta facilidade, podendo mofar e estragar seu material, busque guardá-las em um local bem ventilado e que não seja úmido.

É essencial lembrar para mantê-las longe do sol, porque isso, também, pode afetar em seu material, facilitando que ele estrague.

Se você gostar de manter um maior cuidado com sua esponja, depois de lavada e seca, você pode guardá-la em um estojo próprio, no qual permite ventilação natural na sua esponja para evitar formação de bolor – para saber melhor desse estojo que estamos te contando clique aqui.

Como fazer esponja de maquiagem

Você sabia que podemos criar nossas próprias esponjas de maquiagem? Aposto que isso ninguém te conta! Mas fica tranquila que agora você já sabe desse método super fácil e econômico. Selecionamos para você alguns materiais que podem ser utilizados na hora da fabricação das nossas esponjinhas.

Com bucha de cozinha

  • Remova a parte áspera que a esponja tem;
  • Faça alguns moldes geométricos com um papel, é recomendado fazer o triângulo, pois como já falado, anteriormente, ele alcança pequenas partes do rosto, como regiões perto aos olhos;
  • Depois recorte a esponja com o mesmo formato do molde feito;
  • E já pode usar sua esponjinha caseira.

Com esponja de construção

  • Essas esponjas podem ser achadas em loja de material de construção;
  • Primeiramente, você pode fazer a marcação do formato que deseja direto na esponja ou fazer um molde em um papel para não acontecer de recortar errado;
  • Depois é só recortar do formato escolhido de sua preferência e está pronta sua espojinha.

Quanto custa uma esponja de maquiagem

O valor de uma esponja de maquiagem varia muito de acordo com seu formato e sua marca. Mas fique tranquila, agora que você já sabe mais sobre as amadas esponjinhas.

Se está precisando renovar seu estoque ou comprar uma para começar a fazer parte desse mundo, separamos para você, com muito carinho, as que mais fazem sucesso no nosso site e as que, particularmente, mais gostamos.

Vem dar uma conferida nas esponjas de maquiagem para escolher qual mais te agrada, só clicar aqui e te levaremos as nossas queridinhas, estamos esperando por você!

Ah, e quer ideias de make pra você arrasar com a sua esponja de maquiagem? É só clicar aqui! 🙂

Write A Comment